Analise a seguinte situação-problema:
João Marcelo, recém-formado em Educação Física, conseguiu algumas aulas para ministrar em uma escola particular do seu município. Devido a sua formação recente, ele sabia que deveria assentar sua prática profissional não somente nos ditames da legalidade, mas também nos referenciais teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prática, para esse bimestre letivo, especificamente para os anos finais do Ensino Fundamental (8.º e 9.º anos), o professor ensinaria o parkour. A turma toda estava na expectativa, pois, além de sair da sala para as aulas da Educação Física, o professor João Marcelo prometeu que os levaria a uma praça do centro da cidade para vivenciar essa atividade motora.
Diante do exposto, julgue as seguintes sentenças, que apresentam o que dispõe a BNCC a respeito das práticas corporais de aventura a serem implementadas na Educação Física escolar, e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A BNCC propõe que a unidade temática das práticas corporais de aventura seja abordada nas aulas de Educação Física escolar, especificamente durante os anos finais do Ensino Fundamental, isto é, na seriação entre o 6.º ao 9.º ano.
( ) As práticas corporais de aventura se ramificam em práticas corporais de aventura urbana e práticas corporais de aventura na natureza. Entre as possibilidades de práticas corporais que o docente da disciplina de Educação Física escolar poderá usar durante as aulas, pode-se citar, por exemplo, o parkour e a corrida de orientação.
( ) As práticas corporais de aventura são conteúdos direcionados aos anos finais do Ensino Fundamental, pois podem trazer riscos à saúde física dos praticantes, e, por isso, os alunos precisariam de maior maturidade biológica para se aventurar em tais práticas. Soma-se a isso o fato de que é um conteúdo opcional apresentado pela BNCC, devido à dificuldade de vivência de tais práticas corporais nas aulas de Educação Física e à falta de material didático-pedagógico, como, por exemplo, skates, bússolas, etc.
A ordem correta de preenchimento das lacunas, de cima para baixo, é:
A.
F – V – F.
B.
V – F – F.
C.
F – V – V.
D.
V – V – F.
E.
F – F – V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D.
V – V – F.
Explicação:
Resposta:
D.
V – V – F.
Explicação:
Especificamente para a Educação Física escolar, a BNCC traz os conteúdos atrelados à cultura corporal de movimento classificados em unidades temáticas, a saber: (i) esporte; (ii) ginástica; (iii) lutas; (iv) prática corporal de aventura; e (v) jogos e brincadeiras. Para cada ciclo de ensino, é enfatizada uma (ou algumas) prática corporal específica. Para os anos finais do Ensino Fundamental, é indicada, entre outros conteúdos, a vivência das práticas corporais de aventura, que se ramificam em práticas corporais de aventura urbana e na natureza. O parkour, por exemplo, é um tipo de prática corporal de aventura urbana. Já a corrida de orientação é um tipo de prática corporal de aventura a ser realizada na natureza.
Na BNCC, não há conteúdos opcionais a serem escolhidos pelos docentes. O que pode ser feito diante da dificuldade de acesso a materiais didático-pedagógicos é a adaptação da atividade mantendo a proposta e a vivência do conteúdo. Exemplo disso seria a vivência da corrida de orientação (prática corporal de aventura na natureza) no espaço da escola (pátio, estacionamento, jardim infantil, etc.) para além das linhas da quadra, ou em alguma praça ou parque próximo da escola, local onde o professor de Educação Física consiga fazer a supervisão dos alunos.