Analise a seguinte situação:
João Marcelo está começando agora no mundo dos investimentos. Após ser demitido da empresa em que trabalhava a 15 anos, ele decidiu aplicar suas verbas rescisórias no mercado financeiro. Inicialmente, para escolher as melhores empresas para investir, ele pretende analisar dois tipos principais de indicadores: indicadores de estrutura patrimonial e indicadores de rentabilidade.
Os indicadores de estrutura patrimonial são, sobretudo, aqueles que dizem respeito ao Ativo Não Circulante e a estrutura de endividamento das empresas. Segundo ele, entre as análises mais importantes estão aquelas que mostram a eficiência do ativo permanente e a capacidade de pagamento da organização.
Já os indicadores de rentabilidade e lucratividade das empresas, são aqueles indicadores que mostram o quanto a empresa foi capaz de gerar de retorno considerando os recursos de que dispõe e os investimentos que foram realizados nela.
.
Isto posto, com base nos seus conhecimentos e na situação relatada, pede-se:
a. aponte quais indicadores poderiam constar na análise de demonstrações contábeis, considerando os indicadores da eficiência do ativo permanente e da capacidade de pagamento da organização, e os indicadores de análise da rentabilidade e lucratividade. Justifique sua resposta (resposta de 5 a 10 linhas).
b. Na sua opinião, é melhor analisar as demonstrações contábeis com indicadores de ativo permanente e de capacidade de pagamento ou com indicadores de rentabilidade, lucratividade e retorno sobre o investimento? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A análise das demonstrações contábeis de uma empresa, incide sobre os dados financeiros disponíveis nos relatórios contábeis, emitidos temporariamente. Os principais relatórios utilizados para a análise são o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício ou DRE. O objetivo é extrair informações dessas demonstrações para auxiliar os gestores ou investidores, na tomada de decisões.
Esse processo de obter informações sobre as demonstrações contábeis, tem o objetivo de avaliar a situação da empresa em todos os seus aspectos econômicos. Assim, podemos avaliar as decisões que foram tomadas pelos administradores na empresa, e detectar os pontos fortes e fracos do processo operacional da companhia. E com isso propor alternativas futuras para os gestores, fornecendo subsídios para o planejamento financeiro e a controladoria.
Primeira hipótese: Quando a empresa de consultoria prioriza o ativo permanente e da capacidade de pagamento , é importante que os dados apresentados estejam diretamente ligados a essa visão, dessa forma faz necessário apresentar os dados do ativo permanente e a capacidade de pagamento, mostrando os ativos da empresa e a capacidade de honrar com suas dívidas.
Segunda hipótese: Quando a empresa de consultoria priorize a apresentação de indicadores de rentabilidade e lucratividade, nesse caso é importante entender que a visão é dada baseada na capacidade da empresa de gerar lucros, dessa forma é importante apresentar dados como rentabilidade, lucratividade e retorno sobre o investimento.
Explicação:
A. Os indicadores de análise de contabilidade e Lucratividade, medem a eficiência da empresa, analisando a capacidade de gerar lucros por suas vendas e produção em um certo período. Principais indicadores são as margem de lucro liquido e margem de lucro bruto.
B. Sim. É melhor analisar as demonstrações contábeis com indicadores de rentabilidade, Lucratividade e retorno sobre investimento.
Analisando esses indicadores, encontraremos o ponto de equilíbrio, analisando a eficiência na produção e venda do produto.
Indicadores de rentabilidade
- Os indicadores de rentabilidade são necessários para acompanhar a saúde de sua empresa.
- Eles revelam que a rentabilidade e se o investimento vale a pena ou não levar a diante.
- Medindo a capacidade operacional e a eficiência de produção e vendas dos produtos.
Leia mais sobre Indicadores de rentabilidade aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/16421393
#SPJ2