analise a relação entre a Segunda Revolução Industrial e o neocolonialismo Europeu
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com a Segunda Revolução Industrial, o Fordismo se torna o modelo de produção na indústria: a meta era produzir o máximo possível no menor tempo possível, gerando estoque. Consequentemente, as potências europeias passaram a carecer de matéria-prima, decidindo, assim, explorar "novos continentes" - África e Ásia. Assim se deu o neocolonialismo, marcado pela conferência de Berlim, a qual dividiu o território africano para a partilha de potências europeias que queriam extrair matéria-prima como metais, pedras, etc e precisavam, também, de algum mercado consumidor novo e mão de obra barata ali.
se tiver como colocar como melhor resposta eu agradeço
Resposta:Na segunda metade do século XIX, a revolução Industrial deixou de ficar restrita à Inglaterra, expandindo-se para a Bélgica, França, Alemanha, Itália, Rússia e Estados Unidos - foi um período de profundas transformações, como:
mudanças na organização econômica com o surgimento de sociedades bancárias mais poderosas, que passaram a controlar o crédito, interferindo no desenvolvimento do setor industrial.
aparecimento das novas estruturas de empresas: sociedade por ações (que eram negociadas nas bolsas de valores) - fortalecimento do capital financeiro, que tende a unir-se ao capital industrial.
inovações nas fontes de energia: petrolíferas e elétricas (permitindo entre 1868 e 1880 o motor a explosão interna e o desenvolvimento do automóvel e mais tarde da aviação).
Inovações técnicas e novos inventos:
desenvolvimento das indústrias química e metalúrgica: corantes, graxas, combustíveis, explosivos, fotografia, melhoria na produção do aço, alumínio, etc.
tecnologia traz conforto aos lares: máquina de costura, fogão a gás, etc.
melhoria e novos inventos nas comunicações, como telégrafo elétrico, cabo submarino, telefone, rádio, ferrovias, navio a vapor, trens metropolitanos (o primeiro em Londres em 1860)
outras invenções: cilindro rotativo de imprensa, ascensor hidráulico, concreto armado, dinamite, dínamo, carabina de repetição, fonógrafo, lâmpada elétrica, cinematógrafo, turbina a vapor, submarino, etc.
Por volta de 1860, a Revolução Industrial assumiu feições novas, tão diferentes de suas feições anteriores, que podemos falar numa Segunda Revolução Industrial.
Explicação: