Analise a proposta de intervenção abaixo referente ao tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil", Enem 2016.
Os conflitos religiosos são mais frequentes nas religiões que mais faturam dinheiro. Em geral, essas assumem o poder de decisão em diferentes esferas sociais, inclusive na política. Um caminho para combater a intolerância de alguns grupos religiosos, portanto, seria analisar psicologicamente o perfil de cada membro das igrejas, cadastrando-os, preferencialmente num sistema único, controlado pelo governo, a fim de ver se esses tais membros tem tendência a desenvolver comportamentos agressivos. Assim, poderiam ser realizadas pesquisas e estratégias futuras para combater esse mal social.
Considerando-se a coerência na proposta de intervenção, conclui-se que a proposta acima é
Escolha uma:
a. uma solução fantasiosa e mística, criada provavelmente por um religioso intolerante.
b. viável de ser implantada na conjuntura atual da sociedade brasileira.
c. uma solução que alcançaria resultados satisfatórios assim que implantada.
d. uma ideia fácil de ser implementada em qualquer país.
e. uma medida que demanda muito trabalho sem garantir o combate à intolerância religiosa.
Soluções para a tarefa
Sobre as medidas citadas para reduzir os conflitos religiosos, podemos considerar como correta a alternativa D.
A medida de buscar conhecer os membros das religiões e criar para os mesmos um sistema de comportamentos, é ideal para auxiliar as igrejas e crenças a entenderem o comportamento de seu público e buscarem métodos de ajudar essas pessoas a controlar seus comportamentos.
De fato esse tipo de sistema é de fácil implantação no território nacional e internacional, pois poderia funcionar até mesmo em uma plataforma virtual. Porém, assim como qualquer técnica e método, os resultados só seriam visualizados com o tempo, a medida que o índice de intolerância religiosa e de conflitos fosse reduzindo.
Resposta:
Letra E.uma medida que demanda muito trabalho sem garantir ocombate à intolerâcia religiosa.
Explicação: