Pedagogia, perguntado por ronisemaria, 1 ano atrás

Analise a proposta de atividade a seguir: Uma professora após ter lido a história da “Chapeuzinho Vermelho”, levou para sala objetos que lembravam os personagens da história: mascaras de lobo, chapéus de caçador, xales e chapéus vermelhos, óculos, aventais e outras roupas que lembravam as da vovó da história. Esses materiais foram dispostos no cantinho da fantasia. A professora então perguntou aos alunos quem queria ser o lobo, caçador, chapeuzinho e vovó. Em seguida, como havia roupas e adornos suficientes para muitos lobos, vovós, caçadores e chapeuzinhos, a professora propôs às crianças que vestissem as roupas e ficou observando o que faziam. O melhor da atividade para as crianças foi pôr e tirar as roupas. O melhor para a professora foi a possibilidade de observar as crianças indo ao espelho, olharem espantadas para o colega que estava com a mascara de lobo e tentar tirá-la, deitar no colchão e fazer de conta que era a vovó dormindo, entre tantas outras ações desenvolvidas. Claro que nem todos os meninos e meninas se sentiram seduzidos por ela. A professora, além de ir recontando a história, cantava a música do lobo e da chapeuzinho e, nesses momentos, algumas crianças que pareciam dispersas ou que brincavam com os outros objetos e brinquedos, entravam no jogo dramático, ou simplesmente paravam para ouvir a música e tentar cantar junto. Ela desenvolveu assim, uma sequência de atividade, que começou com a leitura da história, teve continuidade com a escolha dos personagens, a identificação das roupas, prosseguindo com as atividades de imitação e de representação das crianças. (Relato da professora Deusy Maria). SALLES, Fáima e FARIAS, Vitória. Currículoa na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2012, p. 221 – 222).

De acordo com a proposta de atividade descrita acima, assinale a afirmativa correta que apresente contribuição para o desenvolvimento e ampliação da linguagem corporal. Escolha uma:

a. É com o nosso corpo que nos apropriamos do mundo e o transformamos. Com nossos movimentos conhecemos e modificamos os espaços, os objetos, os elementos da natureza, a nós mesmos, bem como nos relacionamos com o outro e com a cultura: explorando, dramatizando, brincando e jogando. CORRETA

b. As experiências de representação, dramatização ou de produção teatral serão tão mais ricas somente quanto for possibilitado às crianças o acesso a apresentações teatrais de qualidade.

c. A criança estabelece, a partir das diversas vivências corporais, relações com as pessoas, com os objetos, com o espaço e com o tempo. Essas vivências, mediadas por outros sujeitos da cultura, permitem pouca consciência corporal e possibilidades restritas de atuação no mundo.

d. Essas práticas trazem uma concepção de educação corporal nem sempre muito consciente por parte de quem as pratica, pois separa o corpo da mente, tendo como suporte apenas a ideia do desenvolvimento imaginário.

e. Essa proposta irá contribuir para a formação de sujeitos submissos e autônomos, com o intuito de inibir o imaginário criativo e impedir as diversas formas de expressão corporal.

Soluções para a tarefa

Respondido por KatiaLeandro
12

É com o nosso corpo que nos apropriamos do mundo e o transformamos. Com nossos movimentos conhecemos e modificamos os espaços, os objetos, os elementos da natureza, a nós mesmos, bem como nos relacionamos com o outro e com a cultura: explorando, dramatizando, brincando e jogando.

Respondido por pravda205
5

É com o nosso corpo que nos apropriamos do mundo e o transformamos. Com nossos movimentos conhecemos e modificamos os espaços, os objetos, os elementos da natureza, a nós mesmos, bem como nos relacionamos com o outro e com a cultura: explorando, dramatizando, brincando e jogando.





Perguntas interessantes