Analise a letra do poema que segue, produzido por patativa do assaré. O poeta da roça sou fio das mata, cantô da mão grossa trabaio na roça, de inverno e de estio a minha chupana é tapada de barro só fumo cigarro de paia de mio sou poeta das brenha, não faço o papé de argum menestrê, ou errante cantô que veve vagando, com sua viola cantando, pachola, à percura de amô não tenho sabença, pois nunca estudei apenas eu seio o meu nome assiná meu pai, coitadinho! vivia sem cobre e o fio do pobre não pode estudá meu verso rastero, singelo e sem graça não entra na praça, no rico salão meu verso só entra no campo da roça e dos eito e às vezes, recordando feliz mocidade canto uma sodade que mora em meu peito sobre a linguagem do poema, analise as afirmativas que seguem i. Em tal composição, o autor descreve o seu jeito de ser e de fazer poesia. Ii. O autor faz uso de uma variedade estigmatizada em seu texto. Iii. Expressões como "fio" e "cantô", no contexto em que foram utilizadas, afetam consideravelmente a compreensão geral do poema. Iv. Do ponto de vista da sociolinguística, o poema não sofreria nenhuma perda caso fosse escrito na norma-padrão. V. As marcas de expressão da linguagem popular empregadas no texto contribuíram para intensificar a emoção transmitida por esse poema. Estão corretas apenas as afirmativas: selecione uma alternativa: a) i e iii, apenas. B) ii e iv, apenas. C) ii, iii e iv, apenas. D) i, ii e v, apenas. E) iii, iv e v, apenas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
DDDDDDDDDDResposta
RespostaDExplicação:
Respondido por
0
Sobre a linguagem do poema, estão corretas apenas as afirmativas:
D) I, II e V, apenas.
"O poeta da roça"
Tais afirmativas são corretas porque:
- I. De fato, o autor descreve seu modo de ser e de produzir sua poesia. Ele se caracteriza como um homem simples do campo, um modesto trabalhador rural; um lavrador ou roceiro. Além disso, diz que seus versos são simples, sem grande prestígio e que não alcança as grandes cidades.
- II. Há emprego de termos e expressões coloquiais, o que indica uso de uma variedade linguística estigmatizada socialmente por estar em desacordo com a norma padrão.
- V. O uso da linguagem popular é um recurso que enfatiza a emoção dos versos, pois traz a voz do sertanejo e nos aproxima do contexto em que vive.
As outras afirmativas são incorretas porque:
- III. O uso de expressões coloquiais, como "fio" e "cantô", não prejudicam a compreensão do texto.
- IV. Se fosse escrito na norma-padrão, o texto perderia a referência linguística e social que caracteriza o falante como um sertanejo de pouco escolaridade e de condição econômica precária.
Mais sobre "O poeta da roça" em:
https://brainly.com.br/tarefa/24789163
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes