Biologia, perguntado por Vitoriap4039, 1 ano atrás

Analise a interação ecológica entre os organismos A e B , pertencentes a espécies distintas, baseando-se nas informações e nos gráficos a seguir.

Os gráficos I e II representam análises do crescimento das populações dos organismos A e B ao longo de um período de tempo. Em I, foram colocados os dados referentes ao crescimento das populações quando estavam em ambientes isolados. Em II, foram colocados os dados obtidos quando A e B estavam ocupando o mesmo ambiente e passaram a interagir. Qual o tipo de relação ecológica entre A e B quando estão ocupando o mesmo ambiente? Justifique e dê um exemplo real em que este tipo de relação pode ser observado.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
88
Olá!

Como a questão deixa claro, temos duas espécies distintas de organismos existentes.

Podemos notar que as duas espécies possuem nichos ecológicos distintos, mas acabam mantendo uma interação ecológica do tipo mutualismo obrigatório.

O mutualismo obrigatório (simbiose) ocorre quando uma espécie depende da outra para sobreviver.

O exemplo mais conhecido é o dos Líquens. A Alga fornece a matéria orgânica por meio do fotossíntese e o fungo protege a alga contra os efeitos da dissecação, contribuindo ainda para a absorção de nutrientes importantes. Neste caso, um depende do outro para sobreviver.

Espero ter contribuído.

Respondido por brunagroner
16

Resposta:

Trata-se do princípio de Gause, o Princípio da exclusão competitiva.

Explicação:

no gráfico I observamos o número de dois indivíduos em ambientes separados ao longo do tempo.

No gráfico seguinte, observamos que o número de indivíduos do grupo A é maior que o grupo B quando ocupam o mesmo ambiente.

Uma vez que passam a ocupar o meio ambiente, inicia a escassez de recursos.

o Princípio da exclusão competitiva mostra que duas espécies não podem ocupar o mesmo nicho por muito tempo, uma delas irá prevalecer, pois é mais habituada àquele habitat.

Perguntas interessantes