História, perguntado por ligui, 10 meses atrás

Analise a imagem a seguir.

Essa imagem alude a um importante acontecimento político da história do Brasil contemporâneo, Tomando como referência os elementos presentes no cartum,

a) identifique e explique as principais características desse acontecimento;

b) qual o desfecho desse acontecimento e como o cartunista o interpreta?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Collyacuriosa
30

A) O cartum está se referindo à campanha do "Diretas já". É possível identificar a partir da observação dessa imagem a grande participação popular, a multidão usando cartazes de um cunho mais popular, representa a forte associação aos movimentos sociais, trabalhadores, estudantes e artistas. Além disso, podemos destacar  o pluripartidarismo, o marco foi a reestruturação político-partidária, que ampliou as alianças para a redemocratização do país; representadas, na imagem, pela lembrança de Teotônio Vilela e pelas siglas que, satirizam os partidos políticos.


B) Teve como desfecho a derrota do movimento popular em virtude da rejeição, no Congresso Nacional, dos termos contidos na “Emenda Dante de Oliveira", que estabeleceu a eleição indireta para o cargo de presidente do Brasil. O artista representou isso na fala do militar com o megafone.


Espero ter ajudado de alguma forma.

Respondido por raissasilva16
5

Resposta:

:a) O cartum refere-se à campanha das Diretas Já. Com base na sua análise, pode-se identificar como características desse acontecimento:

• a ampla participação popular, associada ao fortalecimento dos movimentos sociais (trabalhadores, estudantes, artistas), representada, no cartum, pela multidão portando cartazes de cunho popular.

• o pluripartidarismo, cujo marco foi a reestruturação político-partidária iniciada em 1979, que ampliou as alianças para a redemocratização do país; representado, no cartum, pela lembrança de Teotônio Vilela e pelas siglas que, implicitamente, satirizam os partidos políticos.

b) A campanha pelas Diretas Já teve como desfecho a derrota do movimento popular em virtude da rejeição, no Congresso Nacional, dos termos contidos na “Emenda Dante de Oliveira”, estabelecendo-se a eleição indireta para o cargo de presidente e vice no Brasil. No cartum, o artista expressa a frustração popular diante da declaração irônica do militar com o megafone. A frase proferida por esse personagem indica a impossibilidade do exercício pleno da democracia à época, uma vez que o “povo era ilegal” e “devia voltar para casa”.

Perguntas interessantes