ENEM, perguntado por anabiaazeredo03, 6 meses atrás

Analise a citação:

"É comum atribuir a corrupção no Brasil à tradição patrimonialista do estado português, no qual, a fronteira entre o público e o privado não era nítida. Isso certamente é parte da resposta. Mas o país já é independente há quase duzentos anos, o estado brasileiro passou por diversas reformas, e a corrupção sobrevive. [...] Nós vivemos na mesma cultura que os políticos corruptos, e é provável que tenhamos alguns hábitos semelhantes ao deles, por mais que nos incomode reconhecer isso. Muitas vezes desrespeitamos a lei em situações aparentemente sem importância, com infrações de trânsito, crimes contra a limpeza pública (jogar lixo na rua, por exemplo) e pequenas tentativas de levar vantagem sobre os outros. Será que isso não explica parte de nossa tolerância com políticos corruptos? Afinal, alguns deles são eleitos mesmo depois de comprovadas as denúncias contra eles. Se nos preocupássemos mais com nosso comportamento, isso não aumentaria nossa disposição para cobrar como cidadãos, e assim contribuir para o fim da corrupção?"

(Fonte: MACHADO, Igor José de Renó. AMORIN, Henrique. BARROS, Celso Rocha. Sociologia hoje: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2016, p. 321 e 323).

Com base nos estudos realizados durante a disciplina, produza um comentário, com suas próprias palavras, que responda ao seguinte questionamento:

Que pistas podemos lançar para entender as causas do problema da corrupção e apontar caminhos para a superação desse fenômeno?

Soluções para a tarefa

Respondido por brianfuturo17
0

Resposta:

NÃO hehehehheeh boy

Explicação:

naos sei so quero ver respostas

Perguntas interessantes