Geografia, perguntado por claramaria069, 1 ano atrás

Analise a Carta Imagem abaixo e identifique a alternativa correta a respeito da unidade representada.


( A)

É caracterizado por chapadões recobertos por vegetação xerófita que ocupam uma área de aproximadamente 844.453 km², abarcando grande parte da Região Nordeste e o Norte de Minas Gerais, equivalente a cerca de 20% da área do território nacional.


( B)

É um dos três espaços semiáridos da América do Sul. Fato que caracteriza como um dos domínios da natureza de excepcionalidade marcante no contexto climático e hidrológico de um continente dotado de grandes e contínuas extensões de terras úmidas.


( C)

Cerca de 15% dos solos encontrados nesta região são de origem cristalina, o que não favorece a acumulação de água, sendo os outros 85% representados por solos de origem sedimentar, com boa capacidade de armazenamento de águas subterrâneas.


( D)

Devido às condições climáticas, apresenta cenários de pluviosidades que variam de 800 a 1200 mm, englobando, segundo a classificação de Koppen (1948), climas que variam desde subúmidos a áridos.


( E)

O Rio São Francisco é o principal fornecedor de água para a região. É perene e genuinamente brasileiro, conhecido popularmente como “rio da integração nacional”, nasce na Serra do Espinhaço, no oeste do Estado da Bahia e deságua no Oceano Atlântico.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por oana7096
5

Olá!

O Mapa mostra o bioma caatinga, encontrada no semiárido brasileiro.

As informações contidas na alternativa A estaria correta, não fosse pela informação dos 20%. Na realidade essa área ocupa cerca de 10% do território nacional.

a alternativa B pode ser descartada porque o semiárido se dá na América do sul em dois espaços (Andes Central e Nordeste brasileiro).

A alternativa D está incorreta porque o clima seco da região da caatinga costuma apresentar níveis de pluviosidade abaixo de 800 mm.

Finalmente, a alternativa E está incorreta porque o Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e não na Bahia.

Resta-nos resta portanto, a alternativa C.

Bons estudos!


Perguntas interessantes