História, perguntado por ruanfjha, 1 ano atrás

analise a atitude de D.pedro I na questão do relaciomento interno da nossa indepedencia.

Soluções para a tarefa

Respondido por André231
0
Com a volta de Dom João VI para Portugal, Pedro fica como príncipe regente.
Dom João VI, antes de retornar a Portugal, raspa todo os cofres brasileiros, deixando Pedro sem dinheiro para governar, ou tentar governar o Brasil. 
Havia um certo grupo de brasileiros, que já queria sim a independência brasileira de Portugal, alguns, que queria que Pedro I fosse um Imperador absolutista, outros que ele fosse um imperador moderado (que houvesse uma constituição no Brasil), e outros ainda, que queriam uma republica. 
Diversos desentendimentos, e a influencia de José Bonifácio, e a esposa de Pedro I, Maria Leopoldina levaram Dom Pedro a tentar de todas as formas uma separação com Portugal. 
Pedro, precisava de apoio popular para isto, para que evitasse uma guerra, então faz diversas viagens pelo Brasil, afim de restabelecer uma união entre brasileiros. O plano de Pedro, Bonifácio e Leopoldina, era que o Brasil se tornasse uma monarquia constitucional (monarquia clássica ou tradicional),  que o Brasil não se separasse ou se esfarelasse em diversas republicas diferentes, e que a população apoiasse a independência. Era a ideia de unir, o Norte e o Sul, e um único país, o Império Brasileiro. 
Todo o envolvimento de Dom Pedro, dentre os desentendimentos com os portugueses, a tentativa de união entre brasileiros, levou Pedro, as margens do Ipiranga a gritar "Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu deus! Que se faça um Brasil livre! Independência ou morte!"
De fato, a independência ocorreu, mas ocorreram diversas guerras após isto também, entre portugueses e brasileiros, no fim, os planos de Pedro deram certo, o Brasil estava independente, e unido ao mesmo tempo.
Perguntas interessantes