Biologia, perguntado por califoniadre, 9 meses atrás

Análise a afirmação: " Todo retrovírus é um virus de RNA, mas nem todo vírus de RNA é um retrovirus "

Soluções para a tarefa

Respondido por passiaonanlaco
0

Resposta:

O retrovirus pertence a família retroviridae, família está que possue genoma constituído por RNA fita simples senso positivo e que replicam o RNA viral por meio de um processo denominado transcrição reversa feita pela enzima transcriotase reversa, onde moléculas de DNA dupla fita (dsDNA) são geradas a partir de RNA.

Os vírus de RNA são vírus que possuem RNA como material genético, e as suas enzimas (RNA polimerase, ARN Integrase e transcriptase reversa) não são capazes de corrigir erros durante a replicação do ARN, este facto faz com que estes vírus sofram mutações e sejam mais difíceis de combater em caso de patológico.

Explicação:

Os vírus de RNA são um conjunto de diferentes tipos ou grupos de virus que têm o RNA como material genético, dentre os quais podemos encontrar:

  1. vírus de RNA com fita dupla
  2. vírus de RNA com fita simples senso positivo
  3. vírus de RNA com fita simples senso negativo
  4. vírus de RNA com fita simples senso positivo que realizam a transcriptase reversa (RNA forma DNA).

Assim sendo é correto afirmar que o retrovírus é um vírus de RNA, pois este faz parte de um todo (vírus de RNA), e por outra, além do retrovírus podemos encontrar mais outros três grupos ou famílias de vírus que pertencem ao tipo retrovírus. isto é, todo retrovírus é um vírus de RNA, mas nem todo vírus de RNA é um retrovírus porque tem Aida os outros.

o retrovírus faz parte dos vírus de RNA, juntamente com os outros grupos constituem o vírus de RNA, fazendo um todo, isso quer dizer, que por si só o retrovírus é um pequeno grupo de vírus que constitue um todo com a união dos outros grupos (vírus de RNA), mas que por si só é apenas um tipo dentro do grupo, que mesmo sem ele ainda continuará existindo os vírus de RNA.

Se extinguimos os vírus de RNA também iremos extinguir os retrovírus, mas se por outra extinguimos o retrovírus, não estaríamos a extinguir o vírus de RNA, apenas uma parte dele. sendo assim um constitui o outro e o outro engloba-o (retrovírus, vírus de RNA).

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes