Geografia, perguntado por AjudaNQueroReprovar, 6 meses atrás

Analisar os Mapas sobre a “Formação do Território Brasileiro”, os Mapas da “Economia Brasileira no Período Colonial e Imperial” e os Mapas da “Marcha do Povoamento e Urbanização no Território Brasileiro”

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
ECONOMIA DO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL - SÉCULOS XVI AO XIX
HISTÓRIA E MARCHA DO POVOAMENTO E URBANIZAÇÃO DO BRASIL
Responda às questões:
1) Analise a formação do território brasileiro na sequência dos 4 primeiros mapas e diga porque o território brasileiro se expandiu para o interior?
2) Relacione a expansão do território brasileiro com as atividades econômicas que eram realizados no Brasil Colonial.
3) Quais eram as principais atividades econômicas realizadas no Brasil Colonial (1500 à 1822, Mapas 1, 2 e 3 da “Formação do Brasil Colonial e Imperial – séculos XVI â XIX”)?
4) Quais eram as principais atividades econômicas realizadas no Brasil Imperial (1822 à 1889, Mapa 4 da “Formação do Brasil Colonial e Imperial – séculos XVI â XIX”)?
5) Por que o território brasileiro começou a ser povoado na região litorânea?
6) Explique as razões do por que o território brasileiro ainda ser bastante povoado nas regiões litorâneas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mikaellychaves50
4

Resposta:

1-Em virtude de a colonização européia e o povoamento do Brasil terem começado no litoral, e se expandido para o interior, encontramos mais vegetação original a oeste e no norte do território brasileiro, principalmente na Amazônia.

2-As atividades econômicas foram fator essencial para a expansão territorial brasileira. ... Depois do pau-brasil, a cana-de-açúcar fez do litoral do Nordeste a mais importante região econômica da colônia até o início do século XVII, transformando a atividade açucareira em empresa e o Brasil em colônia do açúcar.

3-Durante o período colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII. No início da colonização, o território foi explorado com a extração de recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros.

4-Durante a década de 1820, o açúcar equivalia a cerca de 30%, o algodão 21%, o café 18% e couros e peles 14% do total das exportações, sendo Pernambuco o centro das produções açucareira e algodoeira.

5-Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação.

6-No século XVI, o principal produto brasileiro era o açúcar, fato que favorecia a ocupação somente da faixa litorânea do país, uma vez que o escoamento da produção se dava por meio do oceano Atlântico. Com o cultivo da cana-de-açúcar, fez-se necessária a expansão das fronteiras agrícolas

Perguntas interessantes