Analisando os debates em relação à formação de professores no Brasil na década de 80, vimos que os educadores criticavam a visão de educação e de formação de professores, marcada pela neutralidade e pela instrumentalização técnica. Considerando esse movimento histórico, analise as afirmativas a seguir sobre o que os educadores almejavam: I. Que não houvesse necessidade do envolvimento coletivo das demais disciplinas do currículo do curso de Pedagogia e da unidade, tanto teórica quanto prática, no processo de formação docente. II. Que a formação privilegiasse o desenvolvimento de uma consciência crítica que permitisse não só identificar os problemas sociais, mas, sobretudo, transformar as condições da escola, da educação e da sociedade. III. Uma formação que atendesse às crescentes necessidades que giravam em torno das questões políticas, sociais e econômicas. IV. Que não era necessário a mobilização dos educadores, no sentido de requerer que a organização curricular dos cursos de Pedagogia possibilitasse um contato mais significativo do futuro docente com a realidade da escola. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta: alternativa 2.
Explicação:
I é falsa, pois a defesa da transdisciplinaridade (e da profissionalização docente) é uma marca do movimento pedagógico reformado dá década de 1980.
II é verdadeira, pois, para superar o mito da neutralidade científica, se defendia a posição de que o professor é um agente ativo da mudança, sendo parte da função social da escola formar cidadãos.
III é verdadeira, pois, para superar o quadro de atraso social e econômico do país era necessária uma educação que refletisse as necessidades das pessoas do país, e não somente a dos agentes econômicos.
IV é falsa, pois a mobilização dos professores era considerada como essencial para efetivar a mudança na educação.
Resposta: Alternativa 2:
II e III, apenas.
Explicação:
II. Que a formação privilegiasse o desenvolvimento de uma consciência crítica que permitisse não só identificar os problemas sociais, mas, sobretudo, transformar as condições da escola, da educação e da sociedade.
III. Uma formação que atendesse às crescentes necessidades que giravam em torno das questões políticas, sociais e econômicas.