Administração, perguntado por thom994, 10 meses atrás

Analisando o modelo clássico, discorra e relacione a teoria econômica clássica com a teoria contemporânea, argumentando como ela é mantida nos dias atuais.

Soluções para a tarefa

Respondido por RodrigoGuedes0
1

Resposta:

Teoria econômica clássica: Envolvimento mínimo do governo: As forças do mercado guiariam a produção, de forma que a economia tornava-se, auto ajustável, proporcionando o emprego total, porem, o governo somente deveria intervir na aplicação dos direitos de propriedade e da defesa nacional, além fornecer a educação pública.

Teoria contemporânea: Esses estudos buscam compreender a sociedade contemporânea dentro dos seus vários contextos: econômicos, sociais, políticos, ecológicos e tecnológicos.

Explicação:


thom994: Obrigado pela resposta, mas ela ficou fora de contexto.... Consegue complementar ?!
RodrigoGuedes0: ok
RodrigoGuedes0: Todo o contexto da Escola Clássica está sendo influenciado pela Revolução Industrial. É caracterizada pela busca no equilíbrio do mercado (oferta e demanda) via ajuste de preços, pela não- intervenção estatal na atividade econômica, prevalecendo a atuação da “ordem natural” e pela satisfação das necessidades humanas através da divisão do trabalho, que por sua vez aloca a força de trabalho em várias linhas de emprego.
RodrigoGuedes0: Em contraposição aos clássicos, Marx afirmava que erraram ao afirmar que a estabilidade e o crescimento econômico seria efeito da atuação da ordem natural. E explica, dizendo que “as forças que criaram essa ordem procuram estabilizá-la, sufocando o crescimento de novas forças que ameaçam solapá-la, até que essas novas forças finalmente se afirmem e realizem suas aspirações”.
thom994: Te dei nota maxima na outra resposta .... ela foi excelente... mas essa daqui eu precisava de um texto mais linear e completo por favor
RodrigoGuedes0: ok amigo, vou resumir aq pra vc
RodrigoGuedes0: A teoria econômica clássica esta centrada nos pressupostos principalmente de Adam Smith: a existência de uma mão invisível que regula o sistema econômico e gera, naturalmente, um equilíbrio por meio do encontro entre forças de demanda e de oferta. Neste caso, a intervenção governamental deveria se limitar ao mínimo possível e somente em atividades consideradas essenciais.
RodrigoGuedes0: A teoria contemporânea é mais ampla e abrange uma vasta gama de pressupostos que vão desde um intervenção mínima nos mercados, como na visão neo-clássica, passando por uma intervenção principalmente em momentos de crise, como ocorre com os modelos keynesianos, até intervenções rígidas, como se observa na teoria marxista. Contudo, predomina nos dias atuais a vertente de cunho mais neo-clássica ou neo-liberal na maioria dos países.
RodrigoGuedes0: fonte: passei direto
RodrigoGuedes0: espero ter te ajudado amigo
Perguntas interessantes
Matemática, 10 meses atrás