Analisando as seguintes afirmações podemos concluir que: I - As espécies mantêm sempre o mesmo número de cromossomos, e esse número não sofre alterações ao longo da vida do indivíduo. Os seres humanos possuem 46 cromossomos dispostos em 23 pares. Destes, 22 pares são semelhantes morfologicamente e portanto são chamados de autossomos; e o último par possui diferenças morfológicas e forma o par de cromossomos sexuais. II - As células de um indivíduo são chamadas de somáticas por possuírem dois conjuntos de cromossomos, um conjunto materno (n) e outro conjunto paterno (n), e todas são 2n. Para manter esse número constante, as células germinativas (ovócito e espermatozoide) somente possuem metade do número, isto é, um conjunto (n). III - Durante sua formação, as células que dão origem às células germinativas (ovócito e espermatozoide) passam por várias divisões celulares (meiose) em que o número de cromossomos é reduzido a um conjunto. IV - Quando o espermatozoide (n) fertiliza o ovócito (n) o padrão (2n) é reestabelecido. A partir daí, se inicia a mitose que será responsável pelo crescimento em número de células do embrião e do feto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I E IV
Explicação:
Analisando as afirmações podemos concluir que: a alternativa I (as espécies mantêm sempre o mesmo número de cromossomos), II (as células de um indivíduo são chamadas de somáticas), III (durante a formação as células que dão origem as células germinativas passam por meiose) e IV (quando o espermatozóide (n) fertiliza o ovócito (n) o padrão (2n) é reestabelecido, estão corretas.
A primeira alternativa está correta, porque de fato, as espécies mantêm sempre o mesmo número de cromossomos, e esse número não sofre alterações ao longo da vida do indivíduo. Os seres humanos possuem 46 cromossomos dispostos em 23 pares. Destes, 22 pares são semelhantes morfologicamente e portanto são chamados de autossomos; e o último par possui diferenças morfológicas e forma o par de cromossomos sexuais.
Com relação a segunda alternativa, também está correta, devido ao fato de que nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas, de modo que o número de cromossomos do ser-humano é 46, portanto, as células reprodutivas (haplóides) possuem 23 cromossomos.
É preciso de metade de cromossomos nessas células para que após a fecundação, o número de cromossomos seja restabelecido.
Já com relação a terceira alternativa, as células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico, e a meiose é responsável por formar células com metade dos número dos cromossomos, estando determinada alternativa correta.
E na última alternativa, a mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê à morte, de modo que, quando há a geração da vida ocorre a duplicação das células para surgir um novo ser, se iniciando com uma célula diploide (2n), ou seja, com o total de 46 cromossomos.
Deste modo, todas as alternativas estão corretas.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/35649037
Quaisquer dúvidas, deixa nos comentários.
Bons estudos :)