Analisando as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira a partir da década de 1950, explique as razões pelas quais crianças abandonavam a escola em décadas anteriores e por que questões que envolvem as desigualdades de gênero e étnico-raciais
Soluções para a tarefa
Dentre as principais razões pelas quais as crianças abandonavam a escola nas décadas anteriores, podemos destacar:
1ª) para ajudar no trabalho doméstico - nesse caso, essa tarefa ficava mais com as crianças do sexo feminino, muito por conta da ideia de que a menina deveria saber preparar alimentos e cuidar dos irmãos mais novos.
2ª) para ajudar os pais na lida com o trabalho na roça - esse trabalho era realizado por meninos e meninas. Naquele época, o trabalho na roça era bem mais manual e requisitava muita mão-de-obra de toda a família.
3ª) ignorância dos pais com relação à educação - nesse caso, a ignorância era representada pelo fato de não saber o quanto a educação poderia transformar a vida dos filhos. Desse modo, mesmo que os filhos quisessem estudar, muitos pais não deixavam eles irem até a escola.
Espero ter contribuído!
Abandono escolar antes da década de 1950
Antes da década de 1950, muitas crianças abandonavam a escola pelos motivos principais:
- Pobreza: Muitos deveriam trabalhar desde muito novos para ajudar nas despesas de casa, e isso fazia com que seus estudos não fossem além das séries elementares;
- Falta de estímulo: era comum que os pais não incentivassem os estudos naquela época por desconhecer sua importância, e mesmo não sendo tão pobres, não questionavam o abandono dos estudos dos filhos.
Com o avanço da industrialização no Brasil a partir da década de 1950, o estudo passou a ser mais valorizado em estância familiar e pública, pois os melhores trabalhos nas cidades para onde as famílias do interior se mudavam, eram dedicados aos mais preparados.
Mais sobre Abandono Escolar: https://brainly.com.br/tarefa/23461505