Analisando as informações apresentadas acima e os conhecimentos adquiridos na disciplina de fisiologia geral e do movimento, explique, de modo geral, como ocorre a transferência de energia para o músculo esquelético (ressíntese de atp) de forma predominante durante as provas de 100 metros no atletismo (duração: ≈ 10 segundos), 100 metros na natação (duração: ≈ 47 segundos) e na prova de maratona (duração: ≈ 2 horas e 18 minutos). Orientações: - sua resposta deve ser baseada nas informações do livro da disciplina. - para evitar erros de digitação, elabore sua resposta em um documento word para depois copiar e colar no local de resposta indicado abaixo. - deixe claro em seu texto as informações sobre as três situações solicitadas (100m atletismo; 100m natação e maratona). Ou seja, um tópico para cada uma
Soluções para a tarefa
O sistema mais simples, ATP-CP, fornece a energia necessária para uma corrida de 100m. Além do ATP (trifosfato de adenosina), as células possuem moléculas de fosfato que armazenam energia.
Vias energéticas de ATP
A síntese e a ressíntese de ATP ocorrem em duas vias. A rota anaeróbica e a rota aeróbica.
Usando o exemplo de natação ou atletismo de 100m, podemos ver que o gasto de energia ocorre através do sistema anaeróbico.
- Na via anaeróbica, o ATP é sintetizado e ressintetizado pelo fosfato de creatina (CP) e pela glicólise (quebra da glicose).
- Na via aeróbia, a síntese e a ressíntese de ATP ocorrem por meio da fosforilação oxidativa.
No exemplo das maratonas de distâncias muito longas, podemos concluir que o sistema de exercícios aeróbicos é predominantemente utilizado.
O teste de natação, que dura cerca de 47 segundos por 100 metros, exige que o atleta libere gradualmente energia para os músculos superiores.
Desta forma, eles podem terminar a atividade mais rápido sem se cansar fisicamente até o fim. Uma corrida onde a transferência de energia é mais comum é uma maratona de 2 horas.
Leia mais sobre ATP em: https://brainly.com.br/tarefa/47218924
#SPJ4