Analisando as condições de trabalho da Europa medieval, o historiador Marc Bloch afirmou: O servo, em resumo, dependia tão estreitamente de um outro ser humano que, fosse ele para onde fosse, esse laço o seguia e se imprimia à sua descendência. Essas pessoas, para com o senhor, não estavam obrigadas apenas às múltiplas rendas ou prestações de serviços. Deviam-lhe também auxílio e obediência, e contavam com a sua proteção. (BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 79, s/d., p. 294-295.) De acordo com o texto, é correto afirmar que a servidão na Europa medieval:
a) organizava a produção agrícola para a exportação de alimentos para o Oriente Médio.
b) baseava-se na cobrança de taxas e no trabalho em troca de proteção e moradia.
c) proporcionava ampla liberdade social para os servos e seus descendentes.
d) garantia aos servos a participação nas decisões políticas dentro dos feudos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
50
Letra B: podemos apontar categoricamente que a servidão na Europa medieval era baseada na cobrança de taxas e no trabalho em troca de proteção e moradia, de modo que os senhores feudais eram os proprietários das terras e, por isso, recebiam parte da produção.
Os servos, por sua vez, trabalhavam nas terras dos senhores feudais, lhes deviam ajuda e obediência, dividiam parte do que era produzido e, em muitos casos, também lutavam, quando os senhores feudais requisitavam, o que ocorria quando suas próprias forças eram insuficientes.
Respondido por
10
Resposta:
LETRA B
Explicação:
FIZ E TAVA CERTO
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás