analisando a organização da produção nas sociedades Modernas capitalistas na Europa do sec xix,Marx chamou atenção para o que?
Soluções para a tarefa
Essa pergunta pode ter alguns significados, mas vou falar os dois pontos principais:
Condição do trabalhador urbano enquanto classe: Marx observava que, o motor que faz as mudanças na história ocorrerem são os conflitos de classes. Ele se apoia no feudalismo e em sua queda pra isso. Portanto, ele nota que os operários europeus começam a formar uma nova classe social, semi-impossível de galgar outros níveis, e a relaciona com os servos feudais (também impossíveis de galgar outras classes) e denomina essa classe insurgente de proletário. Segundo ele, seria esta classe que geraria nova revolução e faria o motor da história girar novamente, e à este evento denominou "conscientização do proletariado" enquanto classe.
Mais-valia do travalho versus lucro burguês: Marx notou que, enquanto grande parte do proletariado estava em condições de miséria social, mesmo sendo estes os produtores de praticamente tudo da sociedade, a classe burguesa ascendia socialmente com base nas teorias comerciais liberalistas, onde lucro era destinado, em maior parte, aos donos do meio de produção.
Para isso, ele decide estipular uma sociedade utópica onde o lucro seria estatal (o Estado seria o dono do meio de produção) e o valor do produto final seria baseado no valor da mão de obra utilizada: trabalhos mais árduos por mais tempo valem mais que trabalhos rápidos e que não exauriam tanto o trabalhador.
Dessa forma, sem comércio aberto, com o valor do produto baseado no operário, não no burguês, Marx acreditava que combateria a desigualdade econômica e, até mesmo, superaria ela.