Analisando a Imagem responda
1- Mesmo ocorrendo em tempos históricos distintos o que essas imagens têm em comum?
2- Destaque alguns aspectos da ciência e tecnologia nas duas atividades representadas nas imagens 1 e 2.
3- Podemos afirmar que o ser humano é essencialmente carnívoro?
4- Na sua opinião o que significa ser carnívoro na natureza? Você consegue correlacionar com uma cadeia alimentar? Explique
5- Retome a observação das imagens e descreva quais outras formas de obtenção de alimento você destaca nas atividades representadas acima?
6- olhando mais de perto o ambiente aquático:
a) quais são as condições que o meio ambiente dispõe para alimentação dos seres vivos?
b) lixos seres vivos presentes em um ambiente aquático (água doce ou salgada)
7- Com base no que estudou até agora, vamos pensar:
a) quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento? Em que posição eles ficam na cadeia alimentar?
b) ao pensar em uma cadeia alimentar e a posição que cada ser vivo ocupa é possível dizer que eles permanecem sempre nas mesmas posições (níveis tróficos)? Explique correlacionando com uma teia alimentar
c) o ser humano? em que posição ele normalmente fica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
01- As duas imagens mostram que o método de caça sempre esteve presente na vida do ser humano. Desde a época das cavernas, como mostra a figura 1, até os tempos de hoje com a pesca, por exemplo, o homem sempre buscou alternativas para buscar seu alimento.
02- Nas duas imagens vemos que o homem buscou formas e criou ferramentas para a obtenção de alimento. Na figura 1, temos a criação da lança como arma de caça, uma inovação que facilitou a vida dos nossos antepassados, enquanto na figura 2 temos a criação da varinha de pesca, uma ferramente muito útil e mais tecnológica que uma simples lança, pois permitia a caça de seres que viviam no ambiente aquático.
03- “Embora a maioria de nós conduza nossa vida como onívoros, de modo que comemos carne, bem como vegetais e frutas também, os seres humanos têm características de herbívoros, não de carnívoros.
04- Ser carnívoro na natureza é comer carne (outros animais) mesmo que em ambiente natural, existem animais que são carnívoros como:
1. cachorro;
2. gato;
3. foca;
4. morsa;
5. hiena.
Relações dos carnívoros na cadeia alimentar:
Os herbívoros comem plantas enquanto os carnívoros podem comer os herbívoros além de outros carnívoros (como no caso dos abutres que comem carcaças de outros animais mortos).
Existe toda uma cadeia alimentar a ser estudada que pode ser melhor entendida se houver foco em uma espécie para entender seu comportamento como no exemplo dos abutres.
05- É possível obter alimentos de várias formas, como:
• Através da caça com arcos e flechas, lanças, tacapes, armas de fogo, uso das mãos, etc.
• Pesca com o uso de ferramentas ou da mãos.
• Coleta de frutos, frutas e outros alimentos.
• Plantação e colheita do que foi plantado.
A produção de alimentos e o surgimento da sociedade:
Um fator essencial para o desenvolvimento de sociedades humanas foi a produção de alimentos, seja através da criação de culturas animais ou da agricultura.
Até os dias de hoje as sociedades humanas só se mantém pois podemos produzir alimentos para quase todas as pessoas.
06- A) O meio aquático fornece diversas condições para esses seres vivos, como por exemplo insetos e frutos para os peixes que vivem ali se alimentarem e a iluminação para que as plantas consigam criar seu próprio alimento através da fotossíntese.
b) Animais de água-doce
Tartarugas. As tartarugas são pertencentes à classe dos répteis e à ordem dos Quelônios.
Tracajá Os filhotes de tracajá tem manchas amarelas na cabeça, mas estas manchas vão desaparecendo conforme o a tartaruguinha cresce, até sumir completamente. Tigre d'água, Carpa, Botos.
Animais de água salgada:
Tartarugas Marinhas.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.Peixe-borboleta.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.Peixe-borboleta.Vários peixinhos coloridos.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.Peixe-borboleta.Vários peixinhos coloridos.Tubarões.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.Peixe-borboleta.Vários peixinhos coloridos.Tubarões.Peixe-leão.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.Peixe-borboleta.Vários peixinhos coloridos.Tubarões.Peixe-leão.Arraia.
Tartarugas Marinhas.Cavalos Marinhos.Peixe-borboleta.Vários peixinhos coloridos.Tubarões.Peixe-leão.Arraia.Baiacu.
07- a) Os autótrofos são aqueles que conseguem produzir o próprio alimento, como é o caso das plantas, das cianobactérias e das algas, já os heterótrofos são aqueles que não produzem o próprio alimento.
A produção de alimentos e metabolismo dos seres vivos:
O metabolismo é a diferença primal entre os autótrofos e os heterótrofos, sendo os autótrofos os seres vivos que produzem o próprio alimento, são os seres fotossintetizantes, eles são capazes se usar a energia do sol para ligar carbonos e formar biomoléculas.
É preciso que hajam organismos produtores de energia e alimento e organismos consumidores, isso para manter o ciclo da vida.
b) Sim, em se tratando de cadeias alimentares, os seres vivos sempre ocuparão apenas um nível trófico, ao passo que em teias alimentares, os organismos ocuparão alguns níveis tróficos.
Níveis Tróficos em Cadeias x Teias Alimentares
Cadeias alimentares representam as relações ecológicas que possibilitam a interação entre os seres vivos na natureza. Mediante isso, cada organismo ocupará somente um nível trófico.
No caso de teias alimentares, existe uma relação mais aprofundada entre os demais seres vivos, o que possibilita que um consumidor secundário, por exemplo, o também ocupe a posição de consumidor terciário, pela capacidade de se alimentar de diferentes seres vivos.
c) A posição que o ser humano fica, de maneira normal, em relação aos outros animais é no topo da cadeia alimentar com uma determinação diferenciada da sua dinâmica de funcionamento.