Analisando a fonte 2, qual o argumento apresentado pelo autor para justificar as fugas dos escravizados? Você concorda com esta justificativa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
fugas de ruptura, em que os escravos fugiam das fazendas e engenhos em busca da liberdade, criando quilombos e rompendo com o escravismo. Porém, havia ainda as fugas por reivindicação, em que os escravos fugiam das fazendas, mas sem o objetivo de conseguirem a liberdade. Muitas dessas fugas eram para que o escravo não fosse vendido ou mesmo pelo motivo contrário, que seu senhor se desfizesse dele, pois não tinha interesse em ficar sob seu controle. Outros ainda buscavam conseguir um descanso nas duras rotinas de trabalho.
Houve ainda fugas em que os escravos tinham o interesse em mudar as condições de trabalho nos engenhos, pretendendo assim alterar os processos de trabalho e conseguirem uma margem maior de decisão sobre as formas de procederem durante a lida.
Explicação:
Segundo o autor da fonte textual analisada, as fugas dos indígenas brasileiros escravizados nas lavouras se dava com a intenção de se pouparem do pesado trabalho forçado, conduzido com punições físicas e em condições desumanas para os escravizados.
A resistência dos nativos brasileiros foi a primeira enfrentada pelos invasores portugueses quando chegaram na América. Já a resistência dos africanos e afro-brasileiros escravizados foi iniciada com a chegada dos primeiros navios negreiros ao Brasil.
Os povos indígenas enfrentaram os portugueses em batalhas que resultavam na morte de muitos dos nativos e alguns dos invasores, que ao serem mortos eram usados nos rituais de antropofagia.
Buscando evitar que fossem exterminados, alguns povos aceitaram a interferência católica, passando a servirem aos jesuítas. Isso evitava que fossem escravizados para trabalhos braçais pelos colonos, embora passassem a trabalhar para os membros das igrejas.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/39270266