Biologia, perguntado por danisantos1361, 11 meses atrás

Analisando a figura, podemos perceber que o envoltório nuclear não é contínuo, sendo interrompido em vários momentos. Também é possível observar que existem no seu núcleo diferentes estruturas. A respeito dessas estruturas e das funções desempenhadas por ela são feitas as seguintes afirmações: A respeito dessas regiões são feitas as seguintes afirmações: (I) As regiões descontínuas no envoltório nuclear representam as regiões com complexo de poro, cuja função é permitir a comunicação entre o núcleo e o citoplasma. (II) A estrutura esférica dentro do núcleo representa o nucléolo, estrutura responsável pela produção de ribossomos. (III) As regiões claras e escuras observadas dentro do envoltório nuclear mostram que a cromatina fica em um equilíbrio dinâmico, em que os genes ficam alternando estágio ativo e inativo. (IV) As histonas chegam até o núcleo após atravessarem o complexo de poro. São consideradas afirmações corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
48

Todas as afirmativas estão corretas.

A porção descontínua do núcleo permite o trânsito de moléculas e elementos entre o núcleo e citoplasma, região controlada por proteínas específicas, de forma que se possibilite o equilíbrio dinâmico.

Além disso, as histonas apresentam-se como proteínas fundamentais nos processos de condensação e descondensação da cromatina, sobretudo durante o processo de replicação do DNA, evento primordial durante a formação de novas fitas de DNA.

Perguntas interessantes