análisando a estrutura etária dos países da América, escreva a diferença entre as pirâmides etárias dos países da América Anglo- Saxônica e dos países da América Latina, Escreva tbm por que o Brasil está passando por um período de transição demográfica.
Soluções para a tarefa
As diferenças entre os países da América Anglo-Saxônica e dos países da América Latina ocorre porque a maior parte dos países da América Latina, são países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, onde a taxa de natalidade supera a taxa de mortalidade.
Já nos países da América Anglo-Saxônica, que são países desenvolvidos, os adultos estão mais presentes porque as taxas de natalidade são menores do que as taxas de mortalidade, situação inversa do que ocorre nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento daa região.
Estes fatores estão relacionados com situações de ordem econômica e sociais. Fatores relacionados ao maior grau de urbanização, maior inserção da mulher no mercado de trabalho e maior acesso a métodos contraceptivos, são fundamentais para explicar a diferença na transição demográfica em ambas as regiões.
O Brasil encontra-se na terceira fase de transição demográfica, que teve início pós década de 1970, marcada por uma economia urbana com grande desenvolvimento do setor terciário, onde houve a redução das taxas de natalidade e mortalidade, com a ampliação da expectativa de vida e com o menor índice de crescimento vegetativo.
Resposta:
Nos países da América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá), a
pirâmide etária tem base mais estreita, em razão do baixo índice de
natalidade, e topo mais largo, devido à alta expectativa de vida. Já na
maioria dos países latino-americanos, a pirâmide tem base larga, o que
indica altas taxas de natalidade e predomínio de população jovem. O
topo, no qual estão representados os idosos, é estreito nos casos em
que a expectativa de vida é baixa.