Ana trabalhava na casa Esmeralda de aviamentos, sua colega Lucimara, foi dispensada por justa causa, por supostamente, como havia alegado nao ter tirado nada da loja sem o consentimento dos proprietariado, Lucimara ingressou com uma ação trabalhista e indicou Lucimara como testemunha. Infelizmente, após a audiencia, Ana tambem foi dispensada e, inclusive, sem receber as parcelas rescisórias que tinha direito. Inconformada, Ana tambem ingressou na justiça do trabalho, pedindo danos morais, pedindo danos morais, devido a dispensa sem motivos cometidos pela loja. ter furtado novelos de lã do estabelecimentoSuponha que você é o juiz que julgará o caso de Ana. Com base no conhecimento sobre os direitos fundamentais do indivíduo, qual seria a sua decisão? Justifique. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
No caso deveria o juiz pedir provas sobre a questão da demissão da colega Lucimara, tendo em vista a acusação de ter tirado algo da loja.
Além disso, deveria também ser averiguado a questão concernente a Ana tendo em vista ela ter sido dispensada após a audiência da colega.
Ademais, é importante notar que a demissão sem justa causa deverá ser acompanhada de todas as verbas rescisórias ao qual o trabalhador tem direito.
Caso seja com justa causa, deverá haver a motivação para a demissão.
espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
A atitude da empresa afronta os princípios que fundamentam o estado democrático de direito uma vez que estes ela pela liberdade igualdade e justiça como valores supremos de uma sociedade.até mais viola disposto do inciso 1 da artigo sétimo da constituição estabelece direito do trabalhador a relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa inclusive prevendo indenização compensatória.
a dispensa de Ana mesmo integrando poder de direito do empregador foi uma penalidade frente ao seu testemunho em juízo.