Psicologia, perguntado por drykadesouzaraujo, 5 meses atrás

Ana tem 8 anos de idade, matriculada e frequente no 3º ano do Ensino Fundamental no período da manhã. Nasceu de parto normal, pesando 3 Kg. Filha de pais separados, vive com a avó materna que tem 70 anos de idade e um irmão de 5 anos, em uma casa localizada na periferia da cidade de Maringá. De classe social pouco favorecida, sempre se depara com dificuldades financeiras, inclusive no que diz respeito à alimentação. Gosta muita de ir à escola para comer merenda, mas seu desempenho em sala de aula é significativamente baixo. Tem pouco contato com os pais, somente épocas festivas (Natal, Ano Novo, aniversário), uma vez que ambos constituíram outras famílias. Ana é uma criança muito desastrada, não consegue segurar o lápis de forma correta, possui a letra ilegível, seus desenhos são desproporcionais á pagina. Derruba com facilidade seus pertences e por esse motivo é uma criança muito agitada. Tem baixa autoestima e frequentemente se isola. Possui notas baixas em quase todas as matérias, principalmente em português, por conta dos erros frequentes, falta de simetria na letra e preensão muito forte no lápis. A avó é chamada várias vezes para comparecer à escola, mas como possui problemas de coluna, passa a maior parte do tempo em casa deitada. Ana foi encaminhada para uma avaliação psicológica e após ser realizado um teste de nível intelectual (WISC IV), foi constatado que ela possui nível intelectual dentro da média esperada para sua faixa etária. Com base nessas informações e nos conteúdos trabalhados na disciplina de “PSICOMOTRICIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS”, responda: 1) O que é possível inferir sobre a dificuldade de aprendizagem de Ana na escola?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielevangelistapi
21

Resposta:

após o trauma da separação dos pais e com a grande responsabilidade de cuidar da avó e do irmão pode ter causado a síndrome de bornolt que é o desgaste físico da pessoa e Ana pode ter medo da perda de seu irmãos ou de sua avó fazendo ela se dedicar mais a eles e menos aos estudos

Respondido por plutoniandiana
7

De acordo com teóricos da Psicomotricidade, a dinâmica familiar conturbada, desnutrição e a vulnerabilidade social e econômica à qual Ana está exposta, por exemplo, são fatores que aumentam a possibilidade do desenvolvimento de uma dificuldade de aprendizagem.

Qual a relação da Psicomotricidade com a Educação Infantil?

A psicomotricidade busca trabalhar três áreas do desenvolvimento humano:

  • psicológica, envolvendo as questões emocionais
  • cognitiva, ou seja, o processamento das informações
  • motora, que é o movimento intencional

As atividades psicomotoras, como brincar, escrever e correr, são necessárias para o desenvolvimento do ser humano, pois é assim que na infância começamos a conhecer o mundo.

Portanto, este é o período da vida onde estas dificuldades relacionadas à psicomotricidade devem receber especial atenção, para que as crianças possam se desenvolver da forma apropriada.

Para entender mais sobre psicomotricidade, dê uma olhada em https://brainly.com.br/tarefa/19061013

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes