Ana Teberosky é uma importante referência quanto à abordagem construtivista no que tange a leitura e a escrita. Avalie as proposições abaixo sobre a educadora e sua obra: I - Parte de seu trabalho consiste em apontar práticas pedagógicas cotidianas que possam explorar as diversas características sociais da escrita. II - Língua e leitura são examinadas como integrantes de um processo que se constrói por meio da interação entre educandos. III - Segundo Teberosky, a produção sistemática de textos na escola, não deve apenas ser gráfica. Textos orais, em forma de relatos, podem ser construídos pela criança. IV - Teberosky preconiza a produção de textos escritos já na fase de alfabetização para que a criança estabeleça contato precoce com a sintaxe e vocabulário próprios da escrita.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
Ana Teberosky é uma educadora espanhola, especialista em Psicologia da Educação. Seguindo a linha construtivista, ela defende que o processo de alfabetização deve ser trabalhado com a valorização da oralidade.
Assim sendo, o educador deve incentivar a leitura em voz alta, os comentários das narrativas e a contação de histórias para que faça sentido para os alunos.
As assertivas I, II e III condizem com as ideias de Ana Teberosky. Com relação à alternativa IV, não poderíamos afirmar que esteja correta, já que para ela – na fase de alfabetização – o foco não está na sintaxe e sim na relação entre que a criança pode fazer entre a leitura e a escrita.
Perguntas interessantes