Ana é professora de EJA. Visando tornar seus alunos mais independentes no processo de aprendizagem, ela delegou tarefas e deixou que criassem suas próprias soluções. Porém, ao receber os trabalhos realizados, percebeu que ninguém havia compreendido a proposta da tarefa, nem os objetivos a serem alcançados por esta. Pode-se afirmar que o resultado obtido NÃO foi satisfatório porque: a) Ana foi negligente ao delegar as tarefas. b) Ana desconsiderou o perfil dos alunos. c) Ana não se certificou quanto ao procedimento escolhido, à eficácia da sua escolha e à validade da realização da tarefa. d) O processo deve ser totalmente definido, implementado e acompanhado, exclusivamente, pelo professor. e) A aquisição do conhecimento é tão complexa que não há uma forma certa de conduzi-la.
Soluções para a tarefa
. b) Ana desconsiderou o perfil dos alunos.
Um dos erros da professora Ana foi desconsiderar o perfil dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no sentido de suas limitações e potencialidades, que se relacionam diretamente com seu aprendizado.
Diante disso, para próximas atividades, é preciso que a professora seja capaz de identificar o perfil, para que as práticas pedagógicas sejam direcionadas neste sentido.
RESPOSTA CERTA LETRA (C)
Ana não se certificou quanto ao procedimento escolhido, à eficácia da sua escolha e à validade da realização da tarefa.
Resposta correta
É importante definir um procedimento de acompanhamento do aluno que possibilite a articulação entre a independência e a consciência, tornando-se assim um objeto de aprendizagem.