Ana, 62 anos procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com queixa principal de dor no ombro esquerdo, há pelo menos 40 dias, onde recebeu o diagnóstico médico de tendinite do músculo supraespinhal, foi medicada e encaminhada à fisioterapia, respondendo de forma positiva ao tratamento. Foram solicitados exames complementares para investigar a saúde geral da paciente, pois a mesma é obesa, diabética, sedentária e tem pré-disposição genética a desenvolver doenças metabólicas. Com o resultado em mãos o médico constatou que Ana precisa mudar seus hábitos de vida e mudou a dosagem da medicação para Diabetes Mellitus. Após 2 meses da consulta médica, Ana mudou os hábitos alimentares, passou a fazer caminhada e faz uso dos novos medicamentos diariamente. Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. No caso de Ana, a paciente apresenta uma tendinite a mais de um mês, podemos classificá-la em uma condição crônica. II. Ana adotou hábitos saudáveis, como o Diabetes Mellitus não é transmissível, podemos classificar, nesse caso apresentado, essa doença como aguda. III. Com origem repentina, de causa simples e fácil diagnóstico, as condições agudas, geralmente respondem bem o tratamento. IV. Com início e evolução lenta, as condições crônicas, possuem múltiplas causas, levando a mais sintomas, e a perda da capacidade funcional, por vezes, como o Diabetes Mellitus. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. II e III, apenas. b. II e IV, apenas. c. I e IV, apenas. d. III e IV, apenas. e. I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
e. I e II, apenas.
II.Incorreta. A definição de uma doença aguda ou crônica, não se relaciona com a sua capacidade de transmissão, mas sim, com a sua intensidade e duração dentro do quadro clínico de um paciente em geral.
III.Incorreta. Não se pode afirmar a respeito das doenças agudas, uma vez que a individualidade biológica sempre será mais preponderante do que qualquer tipo de padrão clínico.
amandasilva2166:
ERRADO
Respondido por
77
III e IV, apenas. CORRETO
III. Com origem repentina, de causa simples e fácil diagnóstico, as condições agudas, geralmente respondem bem o tratamento.
IV. Com início e evolução lenta, as condições crônicas, possuem múltiplas causas, levando a mais sintomas, e a perda da capacidade funcional, por vezes, como o Diabetes Mellitus.
Perguntas interessantes