-“Aminoácidos ligados formam uma cadeia proteica (polipeptídica). As unidades de repetição são planos de amina que contêm ligações peptídicas. Esses planos de amina podem girar em torno de seus átomos de carbono de modo a criar as conformações tridimensionais das proteínas.” Fonte: Campbell, 2011. Falando em cadeia proteica, o carbono α do aminoácido dá origem a duas formas de imagem especular não-superpostas: estereoisômeros. Qual a forma isomérica do aminoácido participa na formação das proteínas citadas acima? E como isso influencia na formação da ligação peptídica?
Soluções para a tarefa
Há formação de proteínas somente com os L-aminoácidos, formando proteínas especificas e com alta seletividade de interação.
Quando temos um carbono quiral, o chamado carbono alfa do aminoácido, temos a formação de isômeros óticos ou estereoisômeros, compostos que são imagens especulares um do outros, porém polarizam a luz para direções distintas.
No caso dos aminoácidos, há o isômero L (levógero) e isômero D (dextrógero) de cada um deles, todavia, somente os aminoácidos L são formadores de proteínas, uma vez que a enzima peptidil transferase, que faz a ligação peptídica, só consegue agir com os aminoácido que estiverem para a esquerda.
Isso causa a formação de proteínas altamente especificas, além de influenciar nas interações da mesma com o meio externo.
Espero ter ajudado!