Geografia, perguntado por ParkLuluh90, 6 meses atrás

América Latina: muita água, mas mal distribuída

A segurança hídrica é fundamental para promover o potencial produtivo da região e garantir que todos os latino-americanos tenham acesso a serviços de água e saneamento de qualidade.

É mais do que óbvio que partimos de uma posição vantajosa: a região comporta um terço da água fresca do mundo; cada habitante tem 60 metros cúbicos de água por dia - a média global é de apenas 16 metros cúbicos - e 28% das nossas terras têm potencial para a agricultura.

Mas, para aproveitar ao máximo essa situação, devemos primeiro alcançar a "segurança, ou seja, uma gestão eficiente dos recursos hídricos que impulsione a produtividade e assegure que todos os latino-americanos tenham acesso seguro a serviços de água e saneamento, incluindo a prevenção, adaptação e mitigação de eventos climáticos extremos como secas e inundações.

Para desenvolver esse potencial, será essencial fortalecer as instituições que gerenciam os recursos hídricos e, ao mesmo tempo, incorporar maciçamente novas tecnologias, como a irrigação de precisão ou o uso de drones para monitorar a umidade das culturas. Além disso, a América Latina deve fazer grandes investimentos para melhorar suas infraestruturas de irrigação, necessário
para aumentar a produtividade da água.

Esse problema poderia ser agravado pela mudança climática, que não afetará apenas as fontes de abastecimento de água, mas também provocará alterações no regime de chuvas e gerará escassez em algumas áreas da região, fato que pode reduzir o rendimento agrícola.

Exercícios

1- Após a leitura faça um comentário sobre a má distribuição da água na América Latina e suas consequências.

Soluções para a tarefa

Respondido por PortaAberta
1

Resposta:

A má distribuição de água em países subdesenvolvidos, principalmente na América Latina aumenta anualmente. Isto se dá ao fato, desde acontecimentos naturais como secas, como também a ação do homem, com a exploração excessiva da água ou falta de saneamento básico.

Isto gera consequências como o agravamento de doenças, pouco aproveitamento nos plantios e mortes por seca.

Perguntas interessantes