América do Sul e América Latina resumo
Soluções para a tarefa
A América do Sul tem seus limites a leste com o oceano Atlântico, a oeste com o oceano Pacífico, e ao norte com o mar do Caribe.
O relevo da América do Sul é determinado por três regiões montanhosas: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais norte-amazônicos, e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste.
Entre essas regiões, existem áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto mais elevado é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o Chile e a Argentina.
O litoral da América do Sul é banhado pelo oceano Atlântico e possui 16 mil km de extensão. Apresenta baixos declives, uma larga plataforma continental e é rico em acidentes, como por exemplo, os golfos de Darien e o da Venezuela, as penínsulas de Goajira e Pária, no mar das Antilhas, e as baías de São Marcos, Todos os Santos e Guanabara.
Já a parte banhada pelo oceano Pacífico possui 9.000km e apresenta costas altas, com grandes profundidades submarinas, a única área mais acidentada está localizada no sul, onde aparecem muitas ilhas e arquipélagos.
•
A América Latina, por sua vez, é integrada pelos países que possuem língua neolatina (francês, português e espanhol).
Os países da América Latina estão distribuídos pelas três regiões geográficas do continente: México (América do Norte) e todas as nações da América Central e do Sul, que apresentam laços históricos e culturais semelhantes.