amebíase, doença de Chagas, malária, e Leishmaniose são doenças causadas por protozoários. Com relação a essas doenças, indique:
a) flagelado causador
b) sintomas da doença
c) hospedeiros naturais
d) formas de transmissão
e) prevenção/tratamento
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.
As protozooses podem ser contraídas de diferentes formas. Dentre as principais vias de contaminação, podemos citar a fecal-oral, a contaminação por agentes hematófagos e a que ocorre através de relações sexuais. A amebíase, por exemplo, está relacionada com a ingestão de água ou alimentos contaminados por cistos de Entamoeba histolytica. Já a malária é transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles. A tricomoníase, por sua vez, é transmitida via relação sexual com pessoa contaminada.
As doenças citadas possuem diversas formas de transmissão, como a ingestão de água e alimento contaminados, picadas de insetos e até mesmo via sexual. Sendo assim, é importante conhecer cada doença e sua forma de contágio para que uma prevenção eficaz seja feita. Dentre algumas medidas profiláticas, podemos destacar a higiene pessoal, implementação de saneamento básico e controle de vetores, tais como o mosquito do gênero Anopheles que transmite a malária.
Entender a forma de contágio é fundamental para criar hábitos que evitem a contaminação por esses seres. As protozooses intestinais, por exemplo, são muito comuns nas crianças, sendo consideradas, inclusive, um grave problema de saúde pública. Isso resulta principalmente dos poucos hábitos de higiene apresentados por esse grupo.
Quanto à prevenção, saneamento básico, higienização correta dos alimentos, medidas individuais de higiene, tratamento dos doentes; uso de telas, cortinas e repelentes para evitar picadas de insetos; medidas para controle populacional de vetores e uso de preservativo são medidas eficazes para prevenir não só as doenças protozoárias, mas uma gama de infecções.