Geografia, perguntado por rafaeloliveira86, 8 meses atrás

Ambos os países citados no recorte feito de um Jornal situam-se em ilhas oceânicas originadas do encontro de placas tectônicas, estando, portanto, em zonas de intensa atividade sísmica.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE JAPÃO E HAITI


*O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é formado por dados sobre esperança de vida ao
nascer, escolaridade e distribuição da riqueza produzida.
Os dados fornecidos pela notícia tem como objetivo principal destacar a importância

A-da localização dos países para evitar que novas nações se constituam na mesma região em que ocorreu a catástrofe.

B-da magnitude dos terremotos e suas consequências, na maioria das vezes, nocivas à economia de cada um dos países.

C-das condições socioeconômicas dos países envolvidos que permitiram avanços tecnológicos e educacionais minimizando seus efeitos.

D-dos dados fornecidos pelas autoridades nacionais a fim de que medidas preventivas sejam tomadas para minimizar os efeitos da catástrofe.

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
2

O quadro comparativo entre Haiti e Japão demonstram que condições socioeconômicas permitiram avanços tecnológicos e educacionais minimizando  efeitos dos terremotos no Japão (alternativa c).

Embora Haiti e Japão estejam em continente diferentes, estão sob a mesma condição geológica onde a movimentação das placas tectônicas podem causar catástrofes semelhantes, através da corrência de terremotos de grande magnitude nos dois países.  

Os efeitos do terremoto no Japão trazem riscos para país que são minimizados devido ao investimento em infraestrutura, educação, treinamento e preparo da população para eventos como este.  

O país atualmente (2021) é a terceira maior economia do mundo e o seu investimento em educação contribui para que o país invista em tecnologia para minimizar os impactos causados durante os terremotos.  

Já o Haiti, sofre os impactos dos terremotos em seu território, com elevado número de mortes e perda sua infraestrutura. O país é o mais pobre das Américas e ainda sofre com instabilidade política e já passou por ditaduras e golpes de estado, o que traz mais atraso econômico e social para o país.

Nestas condições, não há investimentos satisfatório em educação ou infraestrutura, o que seria capaz de contribuir para minimizar os impactos causados pelo terremoto em seu território.    

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/21399828

Anexos:
Perguntas interessantes