ENEM, perguntado por lupolleto123, 10 meses atrás

Ambientes com grande circulação de pessoas, edifícios comerciais, fábricas, em cada local, existem possibilidades e riscos diferentes. Diante de situações que exigem ações de emergência, como incêndios, problemas de saúde ou necessidade de evacuar o prédio, o profissional da segurança privada deve orientar os vigilantes a cumprirem um papel importante, mas não deve assumir sozinho a tarefa.


Há situações de emergência que exige a evacuação do ambiente que pode ocorrer por diversos fatores, como por exemplos: tremores, incêndios, vazamentos de gás ou mesmo tumultos podem gerar a necessidade de retirar as pessoas do local. Nesse caso, o papel do gestor da segurança privada é orientar seus vigilantes, juntamente com a brigada de incêndios a guiar e orientar as pessoas até a saída.



De acordo com o texto base e analisando o organograma acima, a seguir, indique quais seriam as ações de cada membro da brigada, além de quem pode dar a ordem a abandono e em qual dessas funções os vigilantes podem estar inseridos. Lembrando que os profissionais da segurança privada estão acima dos vigilantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
13

Supondo uma situação emergencial como um incêndio que começa no apartamento de um grande prédio. Os procedimentos a seguir devem ser executados imediatamente:

1 - O alarme de incêndio deve ser ligado.

2 - O gesto de segurança deve orientar a equipe de vigilantes utilizando as câmeras do prédio, de modo a auxiliarem na retirada das pessoas do prédio (usando apenas as escadas).

3 - A brigada de incêndio emergencial deve entrar em ação para tentar conter o alastramento do fogo.

4 - Por fim, os bombeiros e o SAMU devem ser acionados para ajudar a combater o incêndio e prestar apoio às pessoas.

Perguntas interessantes