Amazônia extrema: sem chuva, ribeirinhos são obrigados a se adaptar [...] O clima está mudando na Amazônia. Os eventos extremos, de forte seca ou muita chuva, estão cada vez mais agressivos e as populações locais têm sido forçadas a encontrar novos meios de sobreviver com um clima cada vez menos previsível. No meio da Amazônia paraense, os ribeirinhos [...] são alguns dos mais impactados. A equipe do InfoAmazonia esteve na região no fim de 2015 e ao longo de uma semana visitou comunidades ribeirinhas e sobrevoou a Floresta Nacional do Tapajós. A estiagem naquele momento fora muito além do normal: 120 dias sem uma única gota de chuva na região. [...] FRÓIS, Camila. Amazônia extrema: sem chuva, ribeirinhos são obrigados a se adaptar. InfoAmazônia, 2016. Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2021. Fragmento. As mudanças climáticas descritas nesse texto afetam qual elemento da paisagem, fundamental para a sobrevivência das comunidades ribeirinhas? A vegetação nativa. As águas dos rios. O relevo terrestre. Os litorais praianos.
Se você ler o texto você ira perceber que a vegetação nativa esta sendo a mais afetada pois não tem chuva a 120 dias então, a resposta certa e a letra A
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
"A vegetação nativa"
espero ter ajudado ^^
As mudanças climáticas descritas no texto apresentado no enunciado afetam a vegetação nativa das comunidades ribeirinhas, e por este motivo a alternativa correta é a letra A.
As mudanças climáticas são as modificações no clima do globo que podem acontecer por motivos naturais ou oriundas da atividade humana no planeta. O aumento da temperatura média no planeta, por exemplo, é uma das consequências negativas dessas mudanças climáticas, pois os períodos de chuva e estiagem se tornam mais intensos, bem como o frio ou calor.
No que se refere às comunidades ribeirinhas, estas têm sua vegetação nativa afetada, uma vez que estas não conseguem se desenvolver como deveriam.
Leia sobre assunto relacionado em:
https://brainly.com.br/tarefa/12937576