Aluno com melhor desempenho na escola tem maior salário no futuro, aponta pesquisa
Estudo mostra que 10% a mais na nota de português representa um rendimento 5% maior cinco anos depois
Uma pesquisa brasileira inédita comprova, em números, o que já se sabia de forma intuitiva: quanto melhor o desempenho do estudante, maior será o seu salário quando ingressar no mercado de trabalho. No caso de português, 10% a mais na nota representa um salário 5% maior.
O estudo "A relação entre o Desempenho Escolar e os salários no Brasil", realizado pela Fundação Itaú Social, analisou o desempenho de duas gerações de brasileiros na escola e no trabalho. Para isso, seguiu a vida escolar e laboral dos nascidos em 1977-78 e em 1987-1988, por meio de dados coletados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), no exame de proficiência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no Censo Demográfico.
A pesquisa tem por premissa uma série de estudos internacionais que mostram que a qualidade da educação influencia positivamente os salários futuros dos indivíduos, a probabilidade de continuação dos estudos e o crescimento econômico do país.
(Disponível em: . Com adaptação)
Após refletir a partir do texto acima, responda:
a) Uma pessoa que estuda seu idioma e consegue sair-se bem nas avaliações estudantis, segundo o texto acima, tem a tendência de ser mais bem-sucedida em sua carreira profissional independentemente da área. Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Analisando o texto acima ,as afirmações são de que um aluno estudioso tende a ser bem sucedido quando comparado à alunos das mesmas turmas que não são tão estudiosos . Interpretando o texto , pode-se concluir que muito está ligado à carga de conhecimento que esse aluno adquire durante sua formação , mas também a disciplina do mesmo é muito importante.
O fato de um aluno ser estudioso não garante que ele seja bem sucedido , mas é uma tendência natural.
Perguntas interessantes