Aline está enfrentando problemas na sua carreira, pois sente que as pressões e situações na sua atual empresa estão prejudicando sua saúde psíquica. Ela se sente cada vez menos motivada e com dificuldades para comer e dormir. Sendo assim, ela procura a psicóloga da empresa, Carla, que faz alguns lembretes e recomendações. Por exemplo, Carla sinaliza que as carreiras individuais e a dinâmica coletiva do mundo do trabalho criam diversas demandas físicas e psíquicas. Além das competências técnicas e acadêmicas necessárias para ocupar determinados cargos, pode-se criar e gerenciar formas de lidar com as pressões inerentes à atualidade. Para isso, criam-se mecanismos de coping (enfrentamento) visando à adequação a essas demandas, assim como estratégias de resiliência diante das pressões vivenciadas nos espaços de trabalho. Deve-se observar os potenciais e limitações interiores e exteriores para conseguir superar pressões e momentos estressantes.
Considerando a condição de Aline, os lembretes e recomendações de Carla e os conceitos de coping e resiliência, selecione a alternativa que se relaciona corretamente a essa situação-problema.
A. Seja na situação-problema representada por Aline ou com qualquer outra situação em diferentes ramos de atuação profissional, coping e resiliência se relacionam com as carreiras individuais na medida em que tratam sobre incentivos monetários que as pessoas procuram para reforçar suas posições nas empresas.
B. Criar mecanismos de coping e ser resiliente signficará, no caso de Aline, a busca por qualificação profissional, pois esses conceitos estão relacionados com as certificações universitárias que os trabalhadores vão conseguindo no decorrer de suas carreiras para avançar e pleitear promoções.
C. Coping e resiliência têm relação com as reações e adaptações diante de eventos estressantes que ocorrem ao longo da vida, o que também se aplica à situação de Aline. No entanto, esse conceitos podem variar para cada indivíduo e de acordo com as organizações nas quais eles estão inseridos.
D. Os conceitos têm a ver com a formalização dos aparatos administrativos que uma pessoa (Aline) ou empresa desenvolve, uma vez que a burocratização, como já sinalizou Max Weber, está na base das organizações modernas. Em síntese, são estratégias organizacionais voltadas à criação de vantagens competitivas.
E. Coping e resiliência são abordagens típicas de consultorias empresariais e são parecidas com o coaching. Aline deve procurar o auxílio de um consultor, algo que pode ser sinalizado pela popularidade da prática na contemporaneidade por conta de sua relação com formas tradicionais de comando e controle.
Soluções para a tarefa
Resposta: ( C )
Coping e resiliência têm relação com as reações e adaptações diante de eventos estressantes que ocorrem ao longo da vida, o que também se aplica à situação de Aline. No entanto, esse conceitos podem variar para cada indivíduo e de acordo com as organizações nas quais eles estão inseridos.
Explicação:
Os conceitos de coping e resiliência são tratados a partir de sua relação com os mecanismos e estratégias de reação e adaptação diante de eventos estressantes que ocorrem ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. Esses elementos variam de indivíduo para indivíduo, assim como de acordo com as organizações nas quais eles se inserem. Motivações monetárias e de certificações acadêmicas estão desvinculadas das capacidades psicológicas que estão na base desses conceitos. Aparatos administrativos e as formas tradicionais de comando e controle são elementos que fogem das capacidades psicológicas nas quais os conceitos de coping e resiliência se inscrevem.
Resposta:
LETRA " C "
Explicação:
Coping e resiliência têm relação com as reações e adaptações diante de eventos estressantes que ocorrem ao longo da vida, o que também se aplica à situação de Aline. No entanto, esse conceitos podem variar para cada indivíduo e de acordo com as organizações nas quais eles estão inseridos.