Aline construiu um quadro para obter a regra da sequência 1,4,9,16,25. Em seguida ela descreveu um passo a passo que possibilita determina qualquer termo dessa sequencia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Note que:
Feito isto, não fica difícil perceber que a sequência, em questão, é formada por quadrados perfeitos. Portanto, sua lei de formação é dada por:
Resposta:
DICA: podemos definir um fluxograma como um “diagrama de blocos interligados” dentro dos quais descrevemos a sequência operacional das atividades envolvidas num processo, uma após outra, até atingimos o objetivo final. Essa sequência também é conhecida como “passo-a-passo”.
Solução:
• De acordo com o passo a passo definido por Aline podemos definir uma fórmula de cálculo envolvendo expressões algébricas
• Vamos chamar de T o valor do termo que buscamos e de n a posição do termo numa sequência numérica.
• Com base nessas informações podemos dizer que a regra da Aline é: T = n²
Isso quer dizer que para obtermos o valor numérico do termo basta elevar ao quadrado o número da sua posição sequencial.
Portanto, se P = 3, por exemplo, o termo T será T = n² = 3² = 9.
a) Com base no passo-a-passo, do início ao fim do processo, descrito por Aline, podemos então montar nosso fluxograma da seguinte forma:
(vide imagem)
b) Para obtermos o vigésimo termo (n = 20), ou o centésimo termo (n = 100), da sequência numérica basta substituir esses valores na fórmula definida acima (T = n²). Logo, temos:
• Vigésimo termo T20 = 20² = 20*20 = 400
• Centésimo termo T100 = 100² = 100*100 = 10.000
Explicação passo-a-passo:
