Alimentação e a produção de alimentos podem ser ações maléficas no meio ambiente?
Por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando se trata de sustentabilidade, pensamos em algumas ações, como não poluir, proteger áreas naturais, reciclar resíduos, conservar água, etc. Mas raramente nos lembramos de associar uma das atividades mais básicas a um impacto negativo no meio ambiente: o comportamento alimentar. A alimentação era baseada em frutas, raízes, carne de presas e outras fontes que não alteravam significativamente a fonte natural.
Ao longo dos séculos, os humanos criaram novas formas de manejo do solo, e a população concentrada nas cidades aumentou em uma taxa crescente, aumentando assim a demanda por alimentos. Até a chegada da era industrial no final do século XVIII, intensificou a aglomeração de pessoas no meio urbano, o que sem dúvida acabou com a ligação direta entre o homem e o acesso natural aos alimentos. O resultado de tudo isso é a transformação da agricultura em uma indústria que passou a usar métodos artificiais, como fertilizantes químicos e agrotóxicos, irrigação, manipulação genética e uso de hormônios animais, sempre com o objetivo de aumentar a produtividade (e os lucros). Sem falar na dependência de combustíveis fósseis, incluindo o transporte de alimentos por longas distâncias.
Se, por um lado, todas essas emergências são consideradas positivas e se denominam desenvolvimento ou modernidade, por outro, verifica-se que o modelo de alimentos industrializados pode causar sérios danos à proteção e destruição do meio ambiente. saúde humana. Embora pareça inacreditável, a maioria das pessoas hoje não percebe. A fonte dos alimentos que você ingere não é sua prioridade, e do ponto de vista ambiental ou de sustentabilidade, a comida é o comportamento mais comum e básico na vida diária.
Bom estudo!!