alienação segundo rosseau
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na história da filosofia, o termo alienação adquiriu plurissignificações a depender do filósofo e sua intencionalidade ao usá-lo. O filósofo italiano Abbagnano, indo além, ressalta a flexibilidade do termo alienação a depender da concepção antropológica adotada como referência.
O termo aparece nos pensamentos de: Hegel, Feuerbach (alienação religiosa), Marcuse, Adorno e Horkheimer assumindo conotações das mais diversas. Entretanto, o conceito de alienação ganha corpo especificamente com: Marx e Rousseau. Esse a entende como a base do contrato social enquanto Karl Marx relaciona a alienação com o resultado da separação promovida pelo sistema capitalista entre a força de trabalho do operário e o fruto do seu trabalho. Ambos associaram a alienação à teoria social e política, claro que com suas especificidades.
Explicação:
É na obra O Contrato Social que Rousseau, filósofo suíço,melhor delineia o seu conceito de alienação como pressuposto para o contrato social baseado na livre associação de interesses dos indivíduos que integram o corpo social político tornando-se um sujeito coletivo. Sendo a liberdade condição primordial nada justificaria a vontade em ser escravizado (vender-se a si mesmo) ou sair do estado de natureza e perder a liberdade seja para um governante ou qualquer empecilho à liberdade dos cidadãos. O conceito fica explícito quando Rousseau diz: “As cláusulas deste contrato reduzem-se a uma só: a alienação total de cada associado de todos os seus direitos, a toda a comunidade”.