Aliada da Alemanha antes do início da Primeira Guerra Mundial, a Itália mudou de lado durante a Guerra. Por quê?
(a) A Itália troca a Tríplice Aliança pela Tríplice Entente sob a promessa de receber a região da Alsácia-Lorena ao fim da guerra.
(b) A Itália, embora pertencesse a Tríplice Aliança, fica neutra no início e só em 1915 se alinha à Tríplice Entente sob a promessa de receber parte dos territórios turco e austríaco.
(c) A Itália muda de lado quando seu imperador é capturado e morto pelas forças aliadas.
(d) De início pertencente à Tríplice Entente, a Itália passa para o lado alemão em troca de ter sua unificação e seu status de nação reconhecidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B -- A Itália, embora pertencesse a Tríplice Aliança, fica neutra no início e só em 1915 se alinha à Tríplice Entente sob a promessa de receber parte dos territórios turco e austríaco.
Explicação:
A Itália uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrara a pretensão italiana de conquistar a Tunísia. Mas, o fato de a Áustria-Hungria fazer parte da Tríplice Aliança, incomodava os italianos, devido à questão das “cidades irredentas”, ou seja, o irredentismo, que foi um movimento político, italiano, anti-austríaco.
A Itália, estão, abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito ficando na neutralidade.
Mas, como os aliados não se satisfazeram somente com a neutralidade da Itália, a Inglaterra e França negociam e prometem à Itália, que se a mesma entrasse na guerra, seria compensada, após o fim da mesma, com boa parte da costa adriática, com territórios turcos e também com colônias na África.
Estão, em função dessas promessas territoriais, a Itália entra no conflito ao lado da Tríplice Entente, contra a Alemanha e a Áustria-Hungria.