Aliada a métodos, técnicas e tecnologias, a Ciência é uma instituição social que apresenta caráter duplo, de teoria e de prática, nos processos sociais. As práticas concretas dos cientistas e o uso da ciência por meio da tecnologia transformam radicalmente o cotidiano dos indivíduos e dos grupos nas sociedades. O impacto da ciência e da tecnologia ao longo dos séculos é enorme. A Ciência é um campo social diferenciado, constituído por um processo de institucionalização que também conta com um código de valores, regras, padrões de comportamento, modos de organização e trabalho, mudando de acordo com as atividades exercidas. Do ponto de vista sociológico, como você analisaria a interação entre o homem e a máquina? Quais são as implicações, os limites e os desafios envolvidos nessa interação? Justifique.
Soluções para a tarefa
Com base nos conhecimentos sobre a revolução industrial e a evolução das máquinas podemos afirmar seus pontos positivos e negativos:
A evolução das máquinas gerou crescimento tanto econômico quanto sociais que foram importantes para o desenvolvimento da sociedade, como a expansão do sistema fabril, mecanização da indústria, da agricultura, meios de transporte entre outros.
Super lotação das cidades, condições de trabalho desfavoráveis, alta taxa de desemprego que gera profundo reflexo em relação a desigualdade social, pobreza e grande miséria devido as crises e falta de mão de obra qualificada, entre outros fatores.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Se por um lado a interação do homem com a máquina tem como finalidade tornar as tarefas do cotidiano mais produtivas, rápidas e eficientes, por outro lado a utilização excessiva desses instrumentos tecnológicos pode gerar isolamento social, individualização, falta de contato com outros seres humanos, diminuição da afetividade, distanciamento, falta de privacidade. Há o risco de antropomorfizar essas relações, isto é, de atribuir a seres inanimados características humanas, como é o caso das crianças com o robô. Nessas relações, porém, inexiste o conflito que geralmente ocorre nas relações humanas, não havendo espaço para um desenvolvimento emocional de forma equilibrada.
Entretanto, a rapidez e a precisão dos processos produtivos, a utilização da inteligência artificial nos procedimentos cirúrgicos, a criação de órgãos artificiais do corpo humano, levando a uma melhor qualidade de vida, o uso na educação, com novas metodologias de aprendizagem, são vantagens do uso da tecnologia a serviço da humanidade.
Faz-se necessário ir além do senso comum e questionar, da perspectiva ética, até que ponto a tecnologia proporciona efeitos benéficos ou maléficos para os seres humanos.
A ciência e a tecnologia na vida dos indivíduos sempre causaram e causarão mudanças radicais no cotidiano da sociedade. As novidades e os riscos sempre serão um desafio para os seres humanos, que desde a Revolução Científica estão aprendendo a conviver com as transformações desse novo mundo gerado pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia.