Ali babá e os 40 ladrões
(...)
Do alto podia ver tudo sem ser visto. Então chegaram àquele lugar quarenta homens muito fortes e bem armados, com caras de poucos amigos. Ali concluiu que eram quarenta ladrões.
Os homens desapearam dos cavalos e puseram no chão sacos pesados que continham ouro e prata. O mais forte dos ladrões, que era o chefe, aproximou-se da rocha e disse:
— Abre-te, Sésamo!
Assim que essas palavras foram pronunciadas, abriu-se uma porta na caverna. Todos passaram por ela, e a porta se fechou novamente. Depois de muito tempo, a passagem voltou a se abrir, e por ela saíram os quarenta ladrões. Quando todos estavam fora, o chefe disse:
— Fecha-te, Sésamo!
Os bandidos colocaram os sacos em suas montarias e voltaram pelo mesmo caminho pelo qual tinham vindo. Ali os seguiu com os olhos até desaparecerem. Quando se viu em segurança, desceu da árvore, dirigiu-se à rocha e disse:
— Abre-te, Sésamo!
A porta se abriu e Ali Babá ficou sem palavras diante do que seus olhos viram: uma grande caverna cheia dos tecidos mais finos, tapetes belíssimos e uma enorme quantidade de moedas de ouro e prata dentro de sacos.(...)
Abertura
Todos eles traziam
sacolas, que pare-
ciam muito pesa-
das. Amarraram
bem seus cavalos e
um deles adiantou-
se em direção a
uma rocha e gritou:
“Abre-te, cérebro!
1. É possível dize que:
a) Não há relação alguma entre os dois texto, porque são de gêneros diferentes.
b) o poema retoma o conto adaptando suas personagens.
c) o segundo texto retoma criticamente as ideias desenvolvidas pelo primeiro.
d) o poema faz uma exaltação do conto, destacando sua inteligência.
2. O segundo texto apresenta a frase mágica “Abre-te, Sésamo!” modificada. A finalidade do locutor do texto, com essa transformação, é sugerir ao leitor que o cérebro:
a) é apenas um órgão do nosso corpo.
b) é fonte de riqueza incontável e inesperada.
c) somente funciona com a ajuda de palavras mágicas.
d) é uma caverna obscura
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
1d 2c
fiz ano passado a mesma coisa ahsuausa
fiz ano passado a mesma coisa ahsuausa
kauany569:
muitooooooo obrigado
Respondido por
26
1. Alternativa D.
O poema "Abertura" faz referência ao texto "Ali Babá e os 40 ladrões", mas modifica seu sentido ao substituir "sésamo" por "cérebro", dando destaque à inteligência no lugar da magia para alcançar o conhecimento.
2. Alternativa B.
Aos substituir o termo "sésamo" por "cérebro", o autor do poema transmite a ideia de que o cérebro pode ser um portal, o qual podemos "abri-lo" para termos acesso ao conhecimento do mundo. Assim, ele sugere que o cérebro é fonte de riqueza incontável e inesperada.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás