Alguns seres vivos possuem um interessante mecanismo em seus organismos: reações químicas utilizam a energia (proveniente dos alimentos) para excitar elétrons de alguns átomos. Quando os elétrons voltam ao estado fundamental, há emissão de luz. Esse fenômeno é chamado de bioluminescência. Revista eletrônica de ciências. Disponível em: cdcc. Usp. Br. Acesso em: 25 fev. 2014. O fenômeno descrito está baseado no modelo atômico defendido por
Soluções para a tarefa
O fenômeno descrito (bioluminescência) é baseado no modelo atômico defendido por Niels Bohr.
Modelo atômico de Bohr
O modelo atômico de Bohr divide o átomo em duas partes: núcleo e eletrosfera. O núcleo é onde ficam os prótons e nêutrons, enquanto os elétrons ficam na periferia do átomo, denominada eletrosfera. Até aqui, ele se assemelha muito ao modelo atômico de Rutherford.
O principal diferencial do modelo de Bohr é a proposição que os elétrons não orbitam aleatoriamente pela eletrosfera, mas que eles se dispõem de maneira organizada por meio de níveis de energia. Cada nível e subnível energético tem uma capacidade de elétrons específica. A bioluminescência só acontece devido a esse comportamento dos elétrons.
Aprenda mais sobre o modelo atômico de Bohr em: https://brainly.com.br/tarefa/17195157
#SPJ4