Alguns problemas no sistema genital feminino tornam necessária a remoção dos ovários e do útero. Nesse caso, a mulher continua menstruando? Ela pode engravidar? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não
Explicação:
Após a retirada do útero a mulher deixa de apresentar sangramento durante a menstruação, pois não existe tecido do útero para ser eliminado, embora o ciclo menstrual continue acontecendo.
Porém, caso os ovários também sejam removidos, como acontece numa histerectomia total, a mulher pode sentir sintomas repentinos de menopausa, mesmo que não se esteja na idade, uma vez que os ovários já não produzem os hormônios necessários. Assim, para aliviar os sintomas, como ondas de calor e excesso de suor, o ginecologista pode recomendar fazer reposição hormonal.
Resposta:
Sem o útero, a mulher não menstrua nem engravida. Se os ovários da mulher ainda estão intactos, a mulher ainda irá ovular. A ausência de menstruação está normalmente relacionada com a diminuição do estrogênio que pode impedir a ovulação e a formação do tecido do útero que descama durante a menstruação. Sem o útero, isso não será possível.
Explicação: