Alguns países da América Latina passam por restrições hídricas crescentes por causa do aumento da demanda por água nas áreas agrícolas e urbanas e para diferentes tipos de uso econômico. Avalie a situação dos países localizados em áreas de climas mais secos da região, levando em consideração os fatores naturais
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESUMO
O presente documento constitui uma revisão do estado da arte do conhecimento sobre mudanças de clima e água no Brasil e na América do Sul. Discutem-se alguns dos resultados dos estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e do Relatório de Clima do Inpe em relação a estudos obervacionais de variabilidade de clima e projeções de clima e das componentes do ciclo hidrológico até finais do século XXI, para as principais bacias hidrográficas no continente. Um dos aspectos importantes discutidos neste informe refere-se aos aspectos econômico e gerencial do recurso água nas diferentes regiões do Brasil, e como isso pode mudar num cenário de mudanças de clima.
Cerca de 2,6 bilhões de pessoas espalhadas nos países do mundo vivem em condições de escassez hídrica extremamente elevado e que vem causando preocupações.
Países localizados no Oriente Médio são considerados os mais preocupantes pois, apresentam um maior nível de estresse hídrico, a índia também vem enfrentando crises hídricas que afetando tanto a saúde da população quanto o desenvolvimento econômico do país.
A Índia ocupa o 13º lugar dos países do mundo com maior estresse hídrico.
Esse estresse também é decorrente das irregularidades climáticas, onde países apresentam o clima muito que e seco, e precipitações muito abaixo das evaporações.
Regiões do Brasil, como a região nordeste é exemplo desse problemática, no qual os níveis pluviométricos estão muito abaixo da média causando problemas de escassez hídrica, afetando tanto o setor econômico quanto as condições de vida da população.
Para mais informações sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/1074558