Alguns microrganismos podem se comportar como comensal ou parasita, dependendo de condições como a troca de habitat, nesse caso podemos usar o exemplo de:
A- HIV
B- Staphylococus epidermidis
C- Clostridium tetani
D- Clostridium botulinum
E- Yersinia pestis
Soluções para a tarefa
A alternativa B) é a correta.
A Staphylococus epidermidis é uma bactéria comensal da pele, ela pode vir a ser patogênica em casos de imunossupressão.
O HIV é um vírus parasita intracelular, ele não é comensal de nenhum ser vivo, alias, nem vírus é comensal, apenas podem estar latentes dentro do organismo.
Os Clorstriudium's são bactérias não comensais e nem parasitas, as doenças causadas por elas tendem a ser toxemias, como é o caso do botulismo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Olá! Bom dia. A reposta correta é a alternativa B: Staphylococus epidermidis.
Explicação:
Um exemplo de microrganismo com essa característica é o Staphylococus epidermidis, uma bactéria gram-positiva que está presente naturalmente na pele, não causando qualquer dano ao organismo. Pois pode se comportar como comensal ou parasita, dependendo de algumas condições, tais como a troca de seu habitat. Vejam bem, quando digo que ela está presente em nossa pele e não causa qualquer prejuízo, que fique claro que estamos falando da Staphylococus epidermidis, porque bactérias deste gênero mas de outras espécies podem sim, causar alguns inconvenientes como por exemplo:
Infecções cutâneas;
Pneumonia;
Endocardite;
Osteomielite;
Artrite séptica.
Todas são causadas por Estafilococos, microrganismos gram-positivos aeróbios. Dentre eles, o Staphylococcus aureus é o mais patogênico conhecido.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço e boa sorte nos estudos.
Att. Alexandre de Souza