Biologia, perguntado por Julliaaaaaa, 9 meses atrás

Alguns mamíferos possuem uma habilidade bastante peculiar: as fêmeas podem pausar suas gestações para esperar melhores condições para dar à luz. O processo é chamado de diapausa embrionária e funciona basicamente impedindo que o embrião se implante na parede do útero de sua mãe. O futuro filhote fica em uma fase dormente até ser ativado novamente e seguir com seu desenvolvimento – dessa forma, o nascimento é adiado e não segue um tempo fixo. Os pesquisadores identificaram uma série de genes ativos apenas nas células dormentes, responsáveis por codificar um grupo de proteínas específico. Essas proteínas, por sua vez, inibem a atividade de uma enzima chamada mTOR, que já é bem conhecida pela ciência por estar envolvida em diversos processos celulares em mamíferos, como o envelhecimento, a divisão celular e até o desenvolvimento de cânceres. Sobre a atividade catalítica das enzimas, assinale as alternativas corretas e incorretas: *
1. O aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em consequência de sua desnaturação.
2. Todas as enzimas têm a mesma temperatura ótima.

3. As enzimas aumentam a energia de ativação necessária para a ocorrência de uma reação química, facilitando a obtenção de substâncias úteis à célula.

4. A concentração do substrato não interfere na taxa de reação com enzimas, porque essas são inespecíficas.

5. Uma enzima é capaz de funcionar em amplas variações de pH sem alteração na atividade catalítica.
I correta II incorreta


brubshenrr: Tbm preciso de ajuda nessa :/

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
1

Estão incorretas as seguintes alternativas: 4 e 5.

No item 4., é importante observar que, nessa situação,  a concentração do substrato interfere fortemente na taxa de reação enzimática, uma vez que as enzimas são moléculas altamente específicas em relação o seu substrato.

Já no item 5, lembre-se de que por ser uma proteína, as enzimas  funcionam de forma mais efetiva em curtas variações de pH, de forma que mudanças drásticas nesse fator  causam alterações na atividade catalítica e, por consequência, enzimática.

Perguntas interessantes