Alguns mamíferos herbívoros abrigam em seu tubo digestório bactérias que transformam a celulose em carboidratos. Essa é uma relação de
Soluções para a tarefa
A relação entre mamíferos herbívoros e bactérias que habitam seu tubo digestório é de mutualismo, alternativa B está correta.
Sobre o mutualismo
O mutualismo é um dos tipos de relações ecológicas interespecíficas, ou seja, que ocorre entre espécies distintas. Neste tipo de interação, todos as espécies envolvidas se beneficiam, portanto é considerada uma relação benéfica. O mutualismo pode ser de dois tipos principais:
- Mutualismo obrigatório: quando a sobrevivência das duas espécies de forma separada é impossível ou altamente prejudicada;
- Mutualismo facultativo: também chamado de protocooperação, ocorre quando a dependência entre as espécies envolvidas é menor.
Neste sentido, pode-se concluir que a relação entre mamíferos herbívoros e bactérias é de mutualismo, pois os mamíferos são incapazes de digerir a celulose sem a presença destas bactérias, o que acarretaria numa incapacidade de absorver os nutrientes, que poderia levar a inviabilidade da sobrevivência da espécie. O mamífero, por outro lado, fornece abrigo e alimento às bactérias.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"Alguns mamíferos herbívoros abrigam em seu tubo digestório bactérias que transformam a celulose em carboidratos. Essa é uma relação de: a) parasitismo. b) mutualismo. c) inquilinismo. d) protocooperação."
Você pode continuar estudando sobre o mutualismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/41591890
#SPJ4